Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Seminário Caminhos e Descaminhos da Política de Atenção Primária à Saúde no Brasil – Informativo – 22/07/2010

Seminário Caminhos e Descaminhos da Política de Atenção Primária à Saúde no Brasil

No dia 26 de agosto durante o I Congresso Brasileiro de Política, Gestão e Planejamento em Saúde, será realizado o seminário Caminhos e descaminhos da política de atenção primária à saúde no Brasil . O evento vai ocorrer de 16 às 18 horas, na Sala Xangô 2 do Centro de Convenções em Salvador – BA. [ acesse mais informações aqui ]

O seminário tem por objetivos discutir aspectos cruciais da política de atenção primária à saúde brasileira e sintetizar o estado da arte da pesquisa em atenção primária. Pretende-se identificar lacunas do conhecimento e prospectar os desafios para a pesquisa e para as políticas de atenção primária à saúde no país frente às importantes mudanças demográficas e sociais ocorridas nestes mais de vinte anos de implantação do SUS, com uma população mais concentrada nas metrópoles, envelhecimento populacional progressivo, e o surgimento de uma nova classe média, com 90 milhões de brasileiros que ascenderam na pirâmide social, com novas demandas e valores pouco definidos. Tudo isto, em um contexto mundial em que mercados se fundem e novas alianças políticas sul-sul se delineiam com modalidades de integração regional entre países renovadas também no campo da saúde. Pretende-se orientar os debates no seminário por várias questões, dentre elas citamos:

Como estas mudanças políticas, demográficas e sociais impactam a atenção primária e o SUS?
Qual o papel da atenção primária na efetivação do SUS como sistema universal equitativo?
Qual o estado da arte em pesquisa em políticas, gestão e serviços de saúde em atenção primária no país? Quais as principais lacunas no conhecimento?

A dinâmica do seminário incluirá apresentações seguidas de debate por pesquisadores convidados. Para subsidiar o debate, prevêem-se quatro apresentações curtas abordando, por um lado, o estado da arte em pesquisas em políticas de APS e lacunas de conhecimento e, por outro, alguns dos principais desafios da política de APS brasileira: sistemas públicos universais e renovação da APS na América Latina; integração da ESF à rede assistencial (modelos competitivos, continuidade assistencial, regulação assistencial); abordagem territorial/espacial e inclusão de novos segmentos sociais (excluídos, nova classe média, classe média); formação e gestão de recursos humanos para a APS. As apresentações das questões mais gerais da política de APS brasileira deverão indicar as lacunas de conhecimento, que devem ser objeto de pesquisas.

Convidamos a todos a participar do seminário e debater os desafios e rumos para a APS brasileira.

[ acesse mais informações aqui ]

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: