Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Reciis: artigos apresentam tecnologias de informação que podem melhorar o dia a dia do SUS

Está no ar o suplemento da Revista Eletrônica Reciis dedicado ao tema “As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no Setor Saúde”. Em suas páginas, artigos bilíngues apresentam estudos e pesquisas que buscam soluções para o apoio à gestão e à análise epidemiológica. Em outras palavras: apontam e avaliam inovações que podem melhorar o dia a dia do Sistema Único de Saúde.

Um dos artigos apresenta, por exemplo, a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió com um sistema chamado BioSUS, que consolida e dá transparência às informações da rede de saúde pública. Para isso, a ferramenta web usa a biometria digital para confirmar, em tempo real, os atendimentos realizados. Outro texto avalia o uso de dispositivos móveis como uma alternativa de comunicação entre o paciente em cuidados intensivos – impossibilitado de se comunicar de forma oral – e o profissional de saúde.

Já a telessaúde é objeto de um estudo de caso sobre a estruturação da Rede de Banco de Leite Humano (RBLH) no Amazonas, que usou esta tecnologia para apoiar a estratégia de educação continuada da equipe. Outro estudo descreve a experiência do Hospital Universitário Onofre Lopes na utilização do Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens Médicas (PACS) que apóia a gestão hospitalar através da redução dos custos e auxílio o gerenciamento dos dados dos pacientes,além de permitir diagnósticos a distância. A resenha desta edição é dedicada ao livro Que é informação? A propagação da organização da biosfera, na simbolosfera, na tecnosfera e na econosfera, de Robert K. Logan (2012).

Sobre a revista

A publicação – de responsabilidade do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) – é uma revista pluralista, bilíngue e não doutrinária, que publica produtos do trabalho científico voltados para a compreensão da dinâmica da arena da saúde nas diversas sociedades contemporâneas e suas relações e interrelações com as áreas da informação, comunicação e inovação tecnológica, econômica, institucional, social e de políticas públicas. Visa incentivar e ampliar a produção técnico-científica sobre essa temática ao discutir os dilemas e as perspectivas da subárea de informação e informática em saúde, contribuindo para o seu desenvolvimento teórico como um dos campos da saúde coletiva, e ainda debater os desafios da formação de trabalhadores para a área de Informações em saúde do SUS, incluindo o uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

Acesse a edição na íntegra.

Nota publicada no site da Fiocruz – www.fiocruz.br

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: