Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

3º Seminário Internacional de Avaliação em Saúde

Nos dias 12 e 13/11, ocorrerá, na ENSP, o Seminário Internacional de Avaliação em Saúde: Avaliação, Translação e Gestão do Conhecimento na Pesquisa em Saúde. O evento é uma realização do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser), vinculado ao Departamento de Endemias Samuel Pessoal (Densp/ENSP), e tem apoio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP), da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz). O intuito da atividade é discutir e aprofundar a reflexão sobre as abordagens das instituições quanto à produção de conhecimento técnico-científico, considerando as inovações em saúde e, em particular, a pesquisa avaliativa. A atividade é aberta a todos os interessados, que podem se inscrever por e-mail até a data do evento.

As palestras contarão com a presença de pesquisadores do cenário nacional e internacional para refletir sobre os limites e possibilidades da pesquisa e da prática avaliativa e seu potencial para o acompanhamento de intervenções. De acordo com a coordenadora do Laser/DENSP/ENSP, Marly Cruz, além da realização de estudos avaliativos pertinentes e com qualidade, um dos desafios atuais para os avaliadores é a efetiva tradução ou translação das avaliações, oportunizando um utilização mais efetiva, tanto para melhoria dos serviços e práticas de saúde, como para gestão de políticas e programas.

“Esperamos que as pesquisas em saúde, entre elas, os estudos avaliativos, sejam capazes de orientar decisões, informar e qualificar a gestão de políticas e programas, além da prática de profissionais envolvidos nas intervenções e os próprios pesquisadores. Neste sentido o Seminário Internacional de Avaliação em Saúde se propõe ao diálogo entre gestores, profissionais e pesquisadores interessados nas práticas avaliativas orientadas para tomada de decisão, sendo relevante para as políticas públicas de saúde no cenário atual”, explicou a coordenadora.

Segundo Marly, neste contexto a atividade espera refletir sobre os limites e possibilidades da pesquisa e da prática avaliativa quanto ao seu potencial para o acompanhamento situado de intervenções, o que significa incorporar o contexto e o envolvimento dos interessados em um processo de trabalho contextualizado e participativo. Para isso, de acordo com a ela pretende-se aproximar diferentes cenários e seus profissionais na constituição de redes sócio técnicas. “No âmbito dessas redes, pretendemos discutir como traduzir as necessidades dos tomadores de decisão e envolvidos com políticas e programas de saúde em abordagens avaliativas que favoreçam a participação, a aprendizagem no processo e a utilização dos resultados das avaliações em melhorias para os programas e práticas de saúde”, concluiu ela.

Confira a programação completa dos dois dias de evento. As inscrições devem ser feitas pelo e-mailjuamorim@ensp.fiocruz.br até a data do evento. A ficha de inscrição está disponível em anexo no canto superior direito da página.

Fonte site da ENSP- www.ensp.fiocruz.br

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: