Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Equipe do PMAQ/Nescon recebe prêmio

Os frutos do Programa Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) – projeto desenvolvido no Nescon/UFMG – já estão sendo colhidos. E o melhor: reconhecidos.

A equipe responsável pelo projeto, composta pelos pesquisadoresThomaz MachadoDayse Xavier,Charles Luiz da SilvaClarice Reis,Ângela Dayrellentre outros nesconianos, receberam um prêmio do Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, realizado entre os dias 3 e 5 de setembro deste ano.

Na ocasião, eles apresentaram o trabalho A percepção do usuário sobre a qualidade da atenção saúde: aspectos éticos da relação profissional de saúde/usuário.

A pesquisa entrevistou 65.391 pessoas atendidas em Unidades Básicas de Saúde de todo o país. O ideia era avaliar aspectos que demonstrassem uma relação ética e profissional na relação usuário/prestador de serviço da Atenção Básica em saúde partindo do ponto de vista do usuário com base nos dados do PMAQ-AB de 2012.

“Verificamos que há bons níveis de avaliação em quesitos como acolhimento ao usuário em demanda espontânea; além de respeito à origem cultural, religiosa e dos costumes do assistido. Há necessidade, porém, de melhora nas condutas de todos profissionais envolvidos no processo de atendimento, sobretudo o dentista; explica Clarice Reis, uma das autoras do estudo apresentado. “Ficamos muito satisfeitos com a premiação, especialmente pelo fato desse trabalho ser iniciativa de um dos estagiários do grupo. Prêmios como esse nos estimulam a buscar constante aprimoramento do nosso trabalho”, completou.

Sobre o PMAQ

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) procura induzir processos que ampliem a capacidade de gestão da saúde nas três esferas de governo. Com isso, espera-se melhorar o acesso aos serviços ofertados por meio do SUS, e também sua qualidade.

Iniciativa do Governo Federal, o projeto prevê a realização de um censo da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como das condições em que trabalham as Equipes de Saúde da Família (ESF) espalhadas por todo o Brasil.

As equipes de avaliação do PMAQ são formadas por um supervisor e três entrevistadores, que percorrem as UBSs  aplicando questionários avaliativos a gestores, trabalhadores da saúde coletiva, além do usuários atendidos.

Fonte NESCON – https://www.nescon.medicina.ufmg.br/

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: