Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Males Humorados – livro

Transtornos mentais, drogas, violências, desigualdades sociais: esses são alguns dos principais problemas aos quais os profissionais da atenção básica têm que lidar em seu cotidiano de trabalho. O Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), pensando numa forma de alertar e orientar a sociedade e os profissionais a respeito desses agravos, produziu os Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Os exemplares, que abordam essas questões na perspectiva da saúde pública com base nas charges do cartunista Mayrink e trazem uma linguagem de fácil compreensão, agora estão reunidos numa edição-síntese, no formato de um livro, intitulado Os Males Humorados. A publicação está disponível para download naBiblioteca Multimídia da ENSP.

Os Males Humorados traz novas abordagens a respeito dos agravos e problemas de saúde, apresenta novas charges e ilustrações, além de manter o princípio de informar e contextualizar o leitor, seja ele um profissional da ABS, gestor da saúde ou até mesmo pesquisador, a respeito de importantes aspectos da saúde pública. A publicação, coordenada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, apresenta uma síntese dos quatro Cadernos de Monitoramento produzidos pelo LabMep/ENSP/Fiocruz.
O primeiro volume se aprofundou no campo da saúde mental. Com o título “O que são os transtornos mentais?”, a publicação atuou como instrumento de orientação e referência sobre o agravo, além de destacar a necessidade da promoção de uma assistência inclusiva, que supere os estigmas e a discriminação para com as pessoas em sofrimento mental. A edição seguinte “Drogas: mitos e verdades” se preocupou em debater os riscos das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, a partir da perspectiva do campo da saúde pública, orientando a respeito da dependência, da vulnerabilidade, das formas de tratamento e das políticas de saúde pública.
O Caderno número três “Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde” apresentou os principais conceitos de violência, com destaque para os tipos, a natureza e as formas de agressão contra adolescentes, pessoas adultas, idosos e grupos vulneráveis (pessoas com transtornos mentais, em situação de rua, com deficiência e homossexuais), além de abordar como os profissionais de saúde podem cuidar das pessoas em situação de violência. Com o tema “Movimentos Sociais e Saúde”, a quarta edição destacou alguns traços dos movimentos sociais no país, abordando seus limites, possibilidades e a relação com a saúde. A edição não deixou de contextualizar o movimento da reforma sanitária, instituído a partir da redemocratização política do país, em 1982.
Rede APS

%d blogueiros gostam disto: