Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Revista Saúde em Debate sobre Atenção Primária

Publicada anualmente, a edição especial da Revista Saúde em Debate esse ano aborda a Atenção Básica no Brasil e seus processos avaliativos. Os trabalhos foram realizados no Brasil, com análises de base nacional, regional e municipal.

Entre os temas em destaque da edição (vol 38), o importante processo de expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Mesmo sem sistematização e monitoramento ao longo de todo o período, a expansão foi acompanhada por diversas iniciativas esparsas de avaliação e de processos de indução da institucionalização da avaliação da Atenção Básica no SUS.

Vale ressaltar a iniciativa do Ministério da Saúde, de 2011, que propôs mudanças nas diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e, como estratégia indutora de um processo permanente e progressivo de ampliação do acesso e de qualificação das práticas de gestão, cuidado e participação na Atenção Básica, implementou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), a partir de 2012.

O PMAQ-AB está em seu segundo ciclo de avaliação e já foi ampliado para equipes de Saúde Bucal e equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Na autoria dos artigos, pequisadores participantes do processo de Avaliação Externa (uma das fases do ciclo do PMAQ-AB), que analisaram dados do banco do Programa, bem como resultados de pesquisas a partir de diferentes modelos adotados na avaliação (tais como Primary Care Assessment Tools — PCATool).

Leia revista – RSD_AB_WEB_031114

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: