Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

El Programa de Formación de Medicos Integrales Comunitarios

Para suprir a falta de médicos para a atenção primária à saúde, desde 2008 o governo venezuelano desenvolve um amplo programa nacional de formação em medicina integral comunitária.

Em 2014 estavam matriculados cerca de 20 mil estudantes em medicina integral comunitária, do primeiro ao sexto ano. Os estudantes de medicina tem sua formação em clínicas  do Barrio Adentro com certificação acadêmica. O programa é desenvolvido por seis universidades venezuelanas com presença significativa de professores cubanos e apoio da Escola de Medicina Latino-americana Salvador Allende, de Cuba. Já foram graduados  mais de 16 mil médicos integrais comunitários.

Os estudantes ao começar o curso se comprometem  a trabalhar no sistema público e é garantido a todos os formandos o ingresso no sistema público de saúde nacional. A prática da medicina por graduados foi regulamentada por lei em 2011.

Este livro reúne os eventos em ordem cronológica, decisões e as mudanças na estrutura educacional  desenvolvidos na Venezuela e apresenta o currículo do programa de graduação em medicina integral comunitária da Venezuela.

Acesse  –  MIC-LIBRO

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: