Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Monitoramento do desempenho dos serviços farmacêuticos na APS: buscando a qualificação da gestão

Objetivo: Construir um sistema de monitoramento do desempenho dos serviços farmacêuticos (SEFAR) no âmbito da estratégia de saúde da família no município do Rio de Janeiro, visando disponibilizar informações úteis para subsidiar os gestores na tomada de decisões oportunas para melhoria desses serviços.
Metodologia: Realizado estudo de Avaliabilidade que incluiu a caracterização das etapas de construção do sistema de monitoramento com foco na utilidade e oportunidade. Realizada pesquisa documental e entrevista com atores chave para identificação dos objetivos e metas da Assistência Farmacêutica. A coleta e análise de dados subsidiou a construção do modelo lógico da intervenção, que juntamente com o modelo canadense de desempenho e a matriz de monitoramento utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para controle dos contratos de gestão com as organizações sociais de saúde foram utilizados para elaboração da matriz de monitoramento do desempenho da intervenção. Esta matriz utilizou como dimensões de desempenho a acessibilidade, adequação, competência, continuidade e segurança.
Resultado: Com base na pesquisa documental, definiu-se como objetivo dos SEFAR na APS facilitar o acesso a medicamentos e seu uso racional. A identificação dos envolvidos e interessados na intervenção considerou, além dos entrevistados outros atores, como coordenadores de área de planejamento, gerentes de unidades de saúde, farmacêuticos e usuários. O modelo lógico priorizou o desenvolvimento de atividades voltadas para o cuidado com o usuários, famílias, equipes de saúde e comunidade, e foi elaborado considerando duas células operacionais: gestão técnica do medicamento e gestão do cuidado. Na matriz de monitoramento do desempenho dos SEFAR foram propostos 44 indicadores com respectivos fórmula de cálculo, fonte de verificação, periodicidade de coleta, responsabilidade e meta.
Conclusão: Foi construído sistema de monitoramento do desempenho dos SEFAR na ESF no MRJ.

Palavras-chave: Monitoramento; Desempenho; Serviços Farmacêuticos; Atenção Primária à Saúde.

Autor: Nathália Cano Pereira

Leia estudo: servicosfarmaceuticos

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: