Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

TelessaúdeRS/UFRGS desenvolve aplicativos gratuitos para profissionais da Atenção Primária à Saúde

TelessaúdeRS/UFRGS desenvolveu cinco aplicativos para auxiliar o trabalho de médicos e outros profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB). Os aplicativos são públicos e gratuitos, tratam sobre temas como alcoolismo, gestação, risco cardiovascular, nutrição e taxa de filtração glomerular. Estão disponíveis para download para o sistema Android. Em breve, serão disponibilizados também para iOS. Aplicativos sobre  outros temas clínicos estão em desenvolvimento, (Asma, Depressão…).

O aplicativo “Álcool” fornece um questionário que permite detectar os níveis de uso prejudicial do alcoól e recomendações ao paciente. A “Calculadora Gestacional” permite ao usuário calcular o tempo de gestação e a provável data de parto de uma paciente. Na “Calculadora de Risco Cardiovascular” é possível estimar o risco de uma pessoa vir a falecer por doenças cardiovasculares em dez anos, assim como recomendações de condutas.

O aplicativo “Dieta Dash” auxilia na manutenção de uma dieta saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão. A “Taxa de Filtração Glomerular” avalia a função renal. O desenvolvimento destes aplicativos é fruto do apoio e financiamento do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde

Leia mais detalhes dos Aplicativos TelessaúdeRS/UFRGS aqui.

Acesse os Aplicativos na Google Play e baixe gratuitamente clicando aqui.

Veja abaixo informações mais detalhadas de cada um dos aplicativos:

Álcool – O Alcohol Use Disordrs Identification Test (AUDIT) é um questionário desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), validado em português, para detecção de indivíduos com consumo de risco de álcool. Consiste em dez perguntas sobre três domínios diferentes relacionados ao uso de álcool: avaliação do uso problemático, de sintomas de dependência e de padrões de uso nocivo. As recomendações para o paciente são baseadas no Manual de Intervenção Breve para Uso Nocivo de Álcool para Atenção Primária, da OMS.

Calculadora Gestacional – Permite calcular a idade gestacional e a data provável do parto a partir da data da última menstruação ou da idade gestacional obtida por ecografia obstétrica.

Calculadora de Risco Cardiovascular – Aplicativo que estima o risco cardiovascular por meio do escore de Framingham. O escore estratifica o risco de desenvolver morte por doença coronariana, infarto não fatal, doença coronariana ou angina, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico fatal ou não fatal, ataque isquêmico transitório, claudicação intermitente e insuficiência cardíaca em dez anos. Além de estimar o risco, sugere condutas clínicas a serem adotadas pelo médico.

Dieta Dash – Fornece informações qualitativas sobre a melhor escolha de alimentos para prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica. As informações foram baseadas nas publicações do Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) do DASH Collaborative Research Group, a melhor orientação nutricional para apoiar o controle da pressão arterial.

Taxa de Filtração Glomerular – Avalia a função renal utilizando a equação Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-EPI). A equação CKD-EPI estima a TFG a partir dos dados de creatinina sérica, idade, sexo e cor da pele.

Fonte –http://www.ufrgs.br/telessauders

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: