Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Prefeitura do Rio ultrapassa 50% de cobertura do programa Saúde da Família

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, mais duas clínicas da família na Zona Oeste da cidade, uma em Campo Grande e outra em Santa Cruz. Na terça-feira (19), a Prefeitura do Rio entregou outras duas novas clínicas da família na Maré e no Rio Comprido e, no sábado (23), será a vez de Barros Filho. As cinco unidades beneficiarão 102 mil pessoas beneficiadas, superando a marca de 50% de cariocas cobertos pela Estratégia de Saúde da Família.

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. A meta da Prefeitura é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia.

A Clínica da Família Isabela Severo da Silva fica na Rua Votorantim, 664, em Campo Grande. Com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 18 mil moradores da área, atendendo as comunidades Águia Branca, Votorantim, Liberdade, Restinga, Nossa Senhora Aparecida, Sulista. O nome da clínica é uma homenagem a Isabela Severo da Silva, que faleceu aos 3 anos em um acidente com a adutora da CEDAE na Estrada do Mendanha, no dia 30 de julho de 2013, em que cerca de 200 casas foram atingidas. A Área de Planejamento 5.2 (Campo Grande), que engloba os bairros de Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoaíba, Santíssimo, Senador Vasconcelos e Pedra de Guaratiba, passa a ter 65,47% de cobertura de saúde da família com a nova unidade.
A Clínica da Família Alice de Jesus Rêgo, na Avenida dos Palmares, 4625, em Santa Cruz, beneficiará 18 mil moradores da área, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Contará com as equipes: Mercadante, Novo Condomínio, Baixadinha, Condomínio Aterrado do Leme, Jesuítas. O nome da unidade homenageia Dona Alice, que morou na comunidade por 78 anos. Ela trabalhou na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro dos Jesuítas, onde se destacava nas obras de caridade, festas e no amparo às crianças. Dona Alice ainda prestava assistência à saúde da comunidade, atuando como parteira e aplicando injeções. A Área de Planejamento 5.3 (Santa Cruz e Paciência), que compreende os bairros de Compreende Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, tem 98% de cobertura de saúde.
Na Maré, a Clínica da Família Ministro Dr. Adib Jatene fica na Av. Bento Ribeiro Dantas, esquina com Rua do Canal. Com nove equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, a nova unidade beneficiará 27 mil moradores da área. A nova unidade atenderá as comunidades Conjunto Pinheiro, Vila do Pinheiro, Salsa e Merengue. O nome da clínica é uma homenagem a Adib Domingos Jatene, cirurgião, professor universitário e cientista brasileiro. Conhecido internacionalmente como o inventor de uma cirurgia do coração em recém-nascidos, que leva seu nome, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas, Adib foi secretário estadual de Saúde de São Paulo e ministro da Saúde. A Área de Planejamento 3.1 (Ilha e Zona da Leopoldina), que engloba os bairros da Ilha do Governador, Penha, Brás de Pina, Olaria, Penha Circular, Cordovil, Vigário Geral, Jardim América, Parada de Lucas, Maré, Complexo do Alemão, Ramos, Manguinhos e Bonsucesso, tem 55,65% de cobertura de saúde da família.
No Rio Comprido, a Clínica da Família Estácio de Sá, na Rua do Bispo, 159, beneficiará 18 mil moradores do Complexo do Turano, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. A nova clínica da família contará com as equipes: Aureliano Portugal, Joaquim Pizarro, Matinha, Bispo, Citiso, Vista Alegre. Estácio de Sá foi o fundador da cidade do Rio de Janeiro e primeiro governador-geral da Capitania do Rio de Janeiro, no período colonial. A Área de Planejamento 1.0 (Centro), que compreende os bairros de Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Tereza, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde e Vasco da Gama, passa a ter 58,7% de cobertura de saúde.
Já em Barros Filho, a Clínica da Família Adolfo Ferreira de Carvalho, na Estrada João Paulo, 1007, contará com as equipes Tapiraí, Proença Rosa, Joana D’arc, Bela Vista, Boa Esperança, Peixoto, Beija Flor. O nome da unidade é uma homenagem ao fundador do bairro de Barros Filho e da Paróquia São José, em 1932. A Área de Planejamento 3.3 (Madureira e adjacências), que compreende os bairros de Acari, Anchieta, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Irajá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, parque Columbia, Pavuna, Quintino Bocaiuva, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre, passa a ter 48,7% de cobertura de saúde da família.
Nas clínicas da família, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, vacinação, exames laboratoriais, ultrassonografia e raio-x, além de cuidados com a saúde da criança e saúde bucal. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. Cada unidade representou um investimento de R$ 5,2 milhões e o município do Rio. Com essas cinco novas clínicas da família, a cidade passa a contar com 85 inauguradas desde 2009. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h.

 Nota publicada site – http://www.rio.rj.gov.br/web/sms
Rede APS

%d blogueiros gostam disto: