Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

TelessaúdeRS/UFRGS disponibiliza seu acervo no Lume, um dos mais importantes repositórios digitais da América Latina

Documentos que integram a produção técnico-científica do Núcleo TelessaúdeRS/UFRGS – como artigos de periódicos, livros, manuais, teses e dissertações – agora estão disponíveis on-line, para consulta em acesso livre, no Lume, repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Profissionais e estudantes da área de Saúde, assim como o público em geral, podem consultar o acervo do TelessaúdeRS/UFRGS no repositório e fazer download dos conteúdos. A inclusão do acervo facilita o acesso e contribui para dar maior visibilidade aos documentos produzidos pelo Núcleo.

O repositório digital da UFRGS ocupa uma posição de destaque na América Latina. Na primeira edição de 2016 do Ranking Web of World Repositories, o Lume aparece em segundo lugar entre os repositórios digitais latino-americanos. Na classificação mundial, está na 31ª posição entre cerca de 3.000 repositórios digitais pesquisados. O Ranking é elaborado semestralmente pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha. Nas análises feitas pelo Cybermetrics Lab são levados em conta critérios como tamanho e visibilidade dos repositórios e, também, a presença em métricas alternativas, como ResearchGate, Scholar e YouTube.

A proposta de criação de acervo próprio do TelessaúdeRS/UFRGS no Lume partiu da equipe gestora do repositório, composta por Caterina Groposo Pavão, Janise Silva Borges da Costa, Manuela Klanovicz Ferreira e Zaida Horowitz, da Divisão de Sistemas de Pesquisa, do Centro de Processamento de Dados da UFRGS, juntamente com a equipe do TelessaúdeRS/UFRGS. A iniciativa conta com o apoio da Biblioteca Central e da Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFRGS. O processo de organização do acervo do TelessaúdeRS/UFRGS no Lume teve início em março deste ano e a disponibilização do seu conteúdo ocorreu em abril. A partir daí, o acervo vem crescendo mensalmente. Contém, atualmente, 116 documentos com temáticas relacionadas à telemedicina e teleducação.
Lume: repositório disponibiliza mais de 160 mil documentos digitais da UFRGS

O repositório digital da UFRGS foi criado em 2008, como proposta de ampliação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade (BDTD). Seu objetivo, conforme a equipe responsável, “é reunir, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente aos documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na UFRGS e também às coleções históricas e outros documentos de relevância para a instituição”.
Reúne, atualmente, mais de 26 mil teses e dissertações defendidas na Universidade, 15 mil trabalhos de conclusão de curso de graduação e 4,6 mil trabalhos de conclusão de especialização. Estão disponíveis mais de 14 mil artigos de periódicos, centenas de livros e capítulos de livros, mais de 28 mil trabalhos apresentados em eventos, entre outras publicações. Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio.

O link de acesso direto ao acervo do TelessaúdeRS/UFRGS é:
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/135561

Para conhecer melhor os diversos conteúdos disponibilizados via Lume, os usuários devem acessar o link: http://www.lume.ufrgs.br/

Nota publicada na página do TelessaúdeRS/UFRGS – https://www.ufrgs.br/telessauders/

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: