Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Plataforma do Mais Médicos entrevista pesquisadores sobre o programa

A Rede de Pesquisa em APS da ABRASCO, em parceira com a OPAS, criou a Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos, uma ferramenta de interação entre pesquisadores e gestores que objetiva reunir informações e evidências científicas das pesquisas sobre o Programa Mais Médicos. A finalidade é compartilhar os conhecimentos no processo de implementação do programa para tornar transparente os resultados, fortalecer as ações públicas e facilitar o intercâmbio de experiências.

Em novembro de 2015 foi realizado o Seminário de Pesquisas Sobre o Programa Mais Médicos para discutir os resultados iniciais das pesquisas produzidas sobre o tema. Para divulgar essa produção científica a Rede recomendou e colaborou na organização de um número temático na respeitada revista Ciência & Saúde Coletiva. Finalizada a produção da publicação seu lançamento acontecerá no 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que será realizado de 9 a 12 de outubro em Cuiabá.
Allan Claudius Q.Barbosa, pesquisador da UFMG, um dos protagonistas desta iniciativa, fala sobre a importância desta publicação.

Uma breve apresentação do Allan
Professor Titular da UFMG, é também Professor Afiliado da Universidade do Porto.
Pesquisador do CNPq e da Fapemig, coordena o Observatório de Recursos Humanos em Saúde da FACE/UFMG.
Membro do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (OPAS/MS/Abrasco).
Editor da Revista Gestão e Sociedade da FAE/UFMG.
Economista com Mestrado, Doutorado, e Pós-Doutorado em Administração. Realizou 03 supervisões de Pós-Doutorado, orientou 12 teses de doutorado (sendo duas co-orientações) e 43 dissertações de mestrado (sendo 5 co-orientações) até a presente data.

Qual a sua avaliação da Revista Especial (Revista Ciencia e Saúde Coletiva da ABRASCO) do PMM?
O número especial sobre o Programa Mais Médicos expressa o esforço da comunidade científica em analisar, a partir de diferentes metodologias, uma importante ação pública que tem gerado controvérsias e debates desde sua implantação em 2013. Abordando perspectivas distintas sobre o MM e representando em grande medida a diversidade regional com suas nuances acadêmicas reforça o compromisso com a qualidade e rigor.

Em três anos do PMM, qual a contribuição do Programa para o SUS?
O Programa Mais Médicos do Brasil, criado pela Medida Provisória nº 621/2013 e regulamentado pela Lei nº 12.871/2013, tem como premissas atender ao princípio da equidade de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Através da seleção de médicos brasileiros e estrangeiros para atuar em áreas de maior necessidade, já deixa claro o preenchimento de lacunas do sistema de atenção e aponta a relevância do Programa. Ao mesmo tempo, reforça a necessidade de estudos como estes apresentados neste número especial, que permitem o aperfeiçoamento do PMM considerando um olhar rigoroso e imparcial.

Do ponto de vista das pesquisas, é possível encontrar evidências que demonstram impactos positivos do PMM na saúde da população?
Embora com três anos de implantação, os artigos sinalizam impactos positivos para a saúde. Deve-se observar que o contínuo monitoramento e análise do PMM é essencial para sua melhoria, notadamente através de práticas avaliativas de possíveis resultados proporcionados. Não resta dúvida que este mosaico sobre o PMM (que vem se juntar aos artigos publicados pela Revista Gestão e Sociedade da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, com foco na gestão (Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v.10, n.26. Maio/Agosto – 2016 ISSN 1980-5756), permitirá indicar os caminhos e alternativas de reflexão acadêmica e científica que venham contribuir para a melhoria da gestão pública da saúde.

Qual o papel da Rede de Pesquisas em APS da ABRASCO com relação ao Programa Mais Médicos?
A Rede de Pesquisa em APS da Abrasco cumpre o objetivo fundamental de proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores da APS que tenham estudos sobre o PMM e a Plataforma de Conhecimentos Mais Médicos promove a divulgação e consequente utilização dos resultados para qualificar a gestão e potencializar o conhecimento. Trata-se de iniciativa relevante que congrega toda a comunidade interessada no debate qualificado da saúde

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: