Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Atenção primária à saúde em Teresina: pública, forte, universal

Os coordenadores da Rede APS Lígia Giovanella e Luiz A. Facchini  estiveram, durante  toda a semana, em Teresina e participaram de reuniões com o prefeito da cidade Firmino Filho e com o secretário municipal de saúde  Charles Carvalho Camillo da Silveira. O encontro teve como objetivo apresentar o estudo que está sendo organizado pelos pesquisadores – Atenção primária à saúde em Teresina: pública, forte, universal- e é uma etapa do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) da OPAS. Também participaram das atividades Renato Tasca da OPAS e a pesquisadora da UFF, que também integra a equipe de trabalho, Patty Fidélis.

Selecionamos abaixo as matérias que foram publicadas na imprensa local 

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, recebeu hoje (27), no Palácio da Cidade, representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), que estão na cidade com o objetivo de acompanhar e sistematizar as transformações que estão ocorrendo na saúde da capital, além de também dar visibilidade para práticas que respondam de forma inovadora para problemas comuns da saúde.

http://www.fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2502/prefeito-recebe-tecnicos-da-opas-e-abrasco-e-fala-do-fortalecimento-da-atencao-basica-da-capital

Pesquisadores da Rede de Pesquisa em APS da ABRASCO estão em Teresina. A visita, que segue até dia 29 de março, é uma etapa do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Na tarde de hoje, 26, profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apresentaram a Central de Regulação Ambulatorial, Hospitalar e de Transporte da capital aos pesquisadores Luiz Augusto Facchini, Patty Fidelis e Lígia Giovanella.

http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2499/sistema-de-regulacao-de-consultas-de-teresina-e-apresentado-a-pesquisadores-da-abrasco

O fortalecimento da Atenção Básica de Saúde como Produto e Produtor do Conhecimento foi tema da roda de conversa que aconteceu hoje entre representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e profissionais de saúde que atuam em experiências de integração ensino-serviço-comunidade e educação permanente.

http://www.fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2503/saude-comunitaria-e-discutida-em-reuniao-entre-pesquisadores-da-abrasco-e-parceiros-da-fms

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Poty Velho realizaram na manhã de hoje, 28, atividade voltada à comunidade, com o público alvo envolvendo gestantes e puérperas. A oportunidade serviu para que representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) pudessem conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas Equipes de Saúde da Família da unidade. Os pesquisadores estão na cidade com o objetivo de acompanhar e sistematizar as transformações que estão ocorrendo na saúde da capital, além de também dar visibilidade para práticas que respondam de forma inovadora para problemas comuns da saúde. 

http://fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2506/pesquisadores-da-abrasco-conhecem-trabalho-desenvolvido-na-ubs-poty-velho

A visita dos pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) à Teresina encerrou hoje, 29, com uma roda de conversa entre conselho local de saúde e gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Jardim. Foi abordado a temática empoderamento, autonomia e promoção da saúde e formação de liderança. 

http://www.fms.teresina.pi.gov.br/noticia/2510/pesquisadores-da-abrasco-encerram-semana-de-atividades-na-capital

 

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: