Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

7ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva

Nos dias 24 a 26 de julho de 2019 foi realizada em Salvador, BA, a 7ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva. O evento foi promovido pelo Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva (GT-SBC) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e reuniu mais de 150 participantes. O objetivo desse encontro foi e fortalecer o diálogo entre os profissionais e pesquisadores da área e ampliar o debate sobre a saúde e a democracia. 

Na conferência de abertura o professor Luís Eugênio de Souza, coordenador da pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) discorreu sobre os atuais desafios na luta pela democracia e apresentou o documento “Pela garantia do direito universal à saúde no Brasil” o qual foi construído para estimular a discussão na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Durante o evento os professores Carlos Botazzo, Paulo Capel Narvai, Efigênia Ferreira, Samuel Moysés, Maria Isabel Vianna e Jairnilson Paim foram homenageados por suas grandes contribuições ao pensamento crítico e produção científica na área.

No final do evento foi lida a “Carta da Bahia pelo direito à saúde bucal” na qual o Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva (GT-SBC) da  Abrasco alerta e conclama à reflexão sobre as ameaças ao direito à saúde e à saúde bucal, o subfinanciamento da saúde associada à Emenda Constitucional (EC) nº 95, de 2016, que aponta para recuo nos indicadores de serviços odontológicos e redução de abertura de novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em vários estados, a desresponsabilização com a Política Nacional de Saúde Bucal, e a necessidade de mudanças no modelo de atenção e a definição de uma Agenda de Pesquisa em Saúde Bucal. Além disso, pedem a entidades de classe, gestores, trabalhadores e movimentos sociais o apoio para a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 8.131, proposto em 2017 sobre a saúde bucal no SUS.

Referências

Dias, Bruno C. Saúde bucal como direito do povo brasileiro, defende 7ª Reunião Científica. ABRASCO Site na internet. 2 ago de 2019. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/2019/07/CARTA-DE-CUIABA%CC%81.pdf Acesso: 9 de ago de 2019

Siqueira, Egberto. Evento na UFBA debate sobre pesquisa e o direito à saúde bucal. Instituto de Saúde Coletiva – Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Site na internet. 27 jul 2019. Disponível em: http://cbmfc2019.com.br/programacao/index_grade.php#topo Acesso: 9 de ago de 2019

Por Diana Ruiz e Valentina Martufi – doutorandas que contribuem para a REDE APS

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: