Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Chamada de Seleção Pública – Mestrado Profissional em Saúde da Família Turma Multiprofissional PROFSAUDE/ MPSF

Está aberta a Chamada de Seleção Pública para o Mestrado Profissional em Saúde da Família Turma Multiprofissional PROFSAUDE/ MPSF. Serão ofertadas 210 vagas distribuídas em 22 instituições.

O PROFSAUDE é um programa de pós-graduação stricto sensu com oferta nacional. O curso tem como objetivos formar profissionais de saúde que atuem na Saúde da Família, contribuir na melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde, fortalecer as atividades educacionais de produção de conhecimento e gestão, e favorecer a integração entre o serviço de saúde, os trabalhadores e estudantes da área e os usuários.

É um curso semipresencial realizado na modalidade de ensino à distância. Tem uma duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas (832 de trabalho online e 128 de trabalho presencial com os participantes das diferentes universidades). As linhas de pesquisa do curso são: atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica em saúde; atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis; educação e saúde: tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias; gestão e avaliação de serviços na Estratégia de Saúde da Família/Atenção Básica; informação e saúde; pesquisa clínica: interesse da Atenção Básica; vigilância em saúde.

Convidamos a professora Maria Cristina Rodrigues Guilam, Coordenadora Acadêmica Nacional do PROFSAUDE para nos falar um pouco mais sobre a importância do curso e os detalhes do edital que está aberto:

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e oferecido por uma rede nacional constituído de 22 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. Este curso tem a finalidade de formar profissionais de saúde que atuam na Estratégica Saúde da Família/Atenção Primária nos diversos municípios brasileiros e tem duas caraterísticas que eu considero fundamentais: Uma delas é que o seu campo de prática, é o próprio SUS, então nós convidamos as categorias que estão contempladas em nosso edital para esse curso entendendo que cada um já vem com reflexões, como uma prática cotidiana face ao seu território, à população alvo que atende; então é um mestrado que prima por valorizar muito a experiência de cada um. Não se trata de uma educação bancária em que professores vão ensinar para alunos, é uma troca recíproca, bilateral. A outra característica, que eu considero muito interessante, é que é um curso à distância, com alguns momentos presenciais; então essa é uma possibilidade que atende muito ao nosso país, às dimensões que esse país tem, à diversidade regional; são diversos polos, diversas instituições associadas, é uma experiência em rede riquíssima, que fortalece o conjunto das nossas instituições do ponto de vista da educação e possibilita ações conjuntas de pesquisa e cooperação.  Já tivemos duas edições do curso, contemplando a turma de médicos, e a terceira edição que iniciará em 2020 contemplará a turma Multiprofissional (médicos, enfermeiros e odontólogos). Para essa terceira edição, as inscrições estão abertas no período de 2 a 30 de outubro; as provas de inglês e conhecimento específico serão aplicadas no dia 18 de novembro e as aulas iniciarão em Abril de 2020, conforme o edital (disponível no site do PROFSAÚDE: http://profsaude-abrasco.fiocruz.br/) .Na atual conjuntura, um curso como esse reforça o nosso compromisso em lutar por um SUS mais justo e universal, a começar por uma APS forte, que agregue à prática dos profissionais a potência de um trabalho integrado, na perspectiva multiprofissional”

Confira todos os detalhes sobre o PROFSAUDE e o edital nos links a seguir:

http://profsaude-abrasco.fiocruz.br/sobre-programa

https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2019/08/Chamada-P%C3%BAblica-01.2019_turma-Multiprofissional.19.08.2019.pdf

Por Diana Ruiz e Valentina Martufi – doutorandas que contribuem para a REDE APS

 

 

 

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: