Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Estudo de caso sobre ACS no Exemplars in Global Health

Lançado no dia 30 de junho, o projeto Exemplars in Global Health é formado por uma comunidade de especialistas, que  inclui renomados pesquisadores acadêmicos,  financiadores, especialistas em saúde global e líderes de implementação de programas em países, no intuito de aproveitar, de forma rigorosa, dados e evidências para entender melhor e difundir programas de saúde de sucesso que alcançaram larga escala em alguns países do mundo. A ideia é que a sistematização de experiências consideradas exitosas gere aprendizado para outros países, sendo o público-alvo principal formado pelos tomadores de decisão.

Esta rede de especialistas locais e internacionais, que forma uma comunidade de práticas, não apenas apoia e avalia as pesquisas, mas também participa de discussões em andamento na comunidade global de saúde, respondendo às perguntas enviadas pelo público interessado. A comunidade de especialistas é motivada por um profundo compromisso com o aumento da colaboração no setor de saúde global, como um caminho para acelerar o progresso na saúde global, enfatizando a importância das práticas baseadas na comunidade.

O Brasil aparece com um dos estudos de caso sobre Agentes Comunitários de Saúde.  A equipe de pesquisadores esteve no Brasil, por 3 semanas, em 2018, entrevistando profissionais chaves e conhecendo a atividade dos ACS no Ceará e no Rio de Janeiro.  No caso do Brasil, foram destacados cinco aspectos que contribuíram para o êxito do Programa de Agentes Comunitários de Saúde: a abordagem multisetorial, o engajamento da sociedade civil, arranjos diferenciados de financiamento da política de atenção primária, priorização das populações mais vulneráveis e integração dos ACS nas equipes de Saúde da Família e no Sistema Único de Saúde.

A integrante do comitê gestor Claunara S. Mendonça pesquisadora do Centro de Estudo e Pesquisa em APS/ GHC e professora da UFRGS foi entrevistada e participou como revisora do projeto. Também participaram Camila Giugliani, professora da UFRGS, Carlile Lavor, Diretor da Fiocruz Ceará, e Vera Joana Bornstein, pesquisadora da Escola Politécnica Joaquim Venâncio da Fiocruz.

Leia o estudo sobre os ACS  e visite o site para conhecer o projeto e outros estudos  https://www.exemplars.health/

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: