Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Relatório completo da pesquisa Desafios da AB no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS

A pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”, é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (APS) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em resposta à necessidade urgente de fortalecer a APS em sua abordagem comunitária para conter a pandemia de Covid-19.

Os resultados da pesquisa podem orientar a gestão para implementar medidas para apoiar as equipes de saúde da família, no seu fazer cotidiano, para fortalecer as capacidades do SUS no enfrentamento da Covid-19. Recomendam alguns pontos urgentes no apoio, qualificação e valorização das equipes da saúde da família, especialmente na educação permanente (somente 34% dos profissionais informaram ter recebido capacitação sobre Covid-19 e sobre uso de EPIs). Em especial, urge valorizar o trabalho dos ACS em sua ação comunitária no território  de acompanhamento das famílias na continuidade do cuidado rotineiro da APS e no controle da Covid-19.

Mostram que a APS no SUS está se reinventando, fazendo vigilância, descobrindo novas formas de cuidado à distância por telefone, por WhatsApp, por visitas peridomiciliares dos ACS, mas faltam recursos, internet, oxímetros, termômetros infravermelho, equipamentos de proteção individual, acesso a testes RT-PCR, educação permanente para os profissionais.

Fortalecer, a Estratégia Saúde da Família com ação comunitária nos territórios, apoiando e realizando vigilância em saúde e cuidado integral, é uma maneira efetiva de conter a pandemia, mas para isso necessita de mais investimentos.

Acesse o relatório com os resultados nacionais da pesquisa RelatorioDesafiosABCovid19SUS

 

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: