Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Ágora Abrasco – Colóquio: Impactos do novo financiamento da APS no SUS

A Rede APS e Abrasco realizaram no dia 14 de outubro de 2020 o Colóquio: Impactos do novo financiamento da APS no SUS.

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da TVAbrasco no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=mGxYNBAH-EY&ab_channel=TVAbrasco.

O colóquio discutiu análises realizadas pelo grupo técnico do Cosems-RJ sobre os impactos das novas regras de financiamento da Atenção Básica estabelecidas através da Portaria 2.979/2019 que instituiu o Programa Previne Brasil apresentadas por José Luiz Paiva (assessor técnico Cosems RJ) que mostram perdas em 2021 de mais de 800 milhões de reais nas transferências ministeriais para a atenção básica das cidades com mais de 500 mil habitantes conforme nota técnica.   

Grazielle David (doutoranda economia da Unicamp) destacou os desafios do financiamento do SUS e sua relação com o direito à saúde e Leonardo Vilela (assessor do CONASS) que destacou a importância de realizar estudos como o desenvolvido pela equipe técnica do COSEMS-RJ e melhorar o financiamento do SUS.

No evento participaram como debatedoras Claunara S. Mendonça (UFRGS/GHC), Maria Inêz Padulla Anderson (SBMFC), Maria da Conceição (Presidenta COSEMS-RJ), Lígia Giovanella (ENSP/FIOCRUZ) e Lúcia Souto (Cebes) apontando ameaças ao modelo assistencial da estratégia saúde da família de base territorial e comunitária e defenderam o fortalecimento do financiamento da APS e do SUS, a necessidade de exigir um orçamento adequado para 2021, de garantir a manutenção dos recursos adicionados para o enfrentamento da pandemia e revogar a Portaria 2.979/2019.

Acesse as apresentações dos pesquisadores Grazielle David e José Luiz Paiva em anexo a este boletim. Outras informações sobre os impactos das novas regras de financiamento da Atenção Básica estão disponíveis no Boletim da Rede APS do dia 24 de setembro de 2020 “Financiamento da APS em 2020 – estimativas do COSEMS RJ apontam perdas em 2021 para 76 municípios do Estado do Rio de Janeiro”.

Assista o evento na integra na TVAbrasco no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=mGxYNBAH-EY&ab_channel=TVAbrasco

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: