Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Recomendações da SBMFC para a APS durante a Pandemia de COVID-19

Documento que responde questões e emite recomendações para que a APS brasileira possa, de forma rápida, receber a melhor síntese científica possível sobre o momento atual de Pandemia de COVID-19.

O Brasil neste mês de maio de 2021 chegou a triste marca de 450 mil vítimas da COVID19, novamente alcançando uma média de mais de 2 mil mortes por dia nesta última semana do mês. A maioria das capitais e grandes centros voltam a ter uma ameaça de colapso dos seus sistemas de saúde. Infelizmente o ritmo de vacinação segue muito lento, impedindo o melhor nível de proteção da nossa população. Sabemos que milhares de mortes poderiam ter sido evitadas se medidas governamentais de combate à pandemia, com devida atenção às iniquidades sócio-raciais que estruturam o país, fossem adotadas ainda em 2020.

Neste cenário, médicas e médicos de família e comunidade e demais colegas profissionais de saúde há mais de um ano seguem buscando ofertar o cuidado necessário nas Unidades Básicas de Saúde, apesar de tantos cortes de Recomendações da SBMFC para a APS durante a Pandemia de COVID-19 Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade recursos para o Sistema Único de Saúde em 2020 e 2021. Neste momento, maior investimento e maior agilidade devem ser prioridade para garantir a vacinação (onde o Brasil tem se mostrado de uma ineficiência atroz) acelerando o seu ritmo principalmente para as populações dos grupos de risco e mais vulneráveis, buscando promover equidade sócioracial. Vale lembrar que a vacina não impede a transmissão de vírus de uma pessoa para outra, mas sim o agravamento dos casos.

Assim, é necessário, em paralelo, reforçar as ações de isolamento social, o uso de máscaras e voltar a ampliar a realização de testes diagnósticos. Fundamental também são as ações das equipes de saúde da família/atenção primária à saúde em parceria com a vigilância epidemiológica Apresentação 6 nos territórios. Além disso, garantir o pagamento do auxílio emergencial até o final da pandemia, evitando assim a ampliação desta tragédia social que o Brasil já vivência.

Buscando seguir apoiando as equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde, a SBMFC lança a 4º edição revisada das Recomendações para a APS durante a pandemia de COVID19. Estas recomendações foram pesquisadas e elaboradas com o apoio de todos os Grupos de Trabalho da SBMFC. Mais uma vez agradecemos a todos os envolvidos neste novo esforço de revisão e atualização. Seguiremos em constante processo de revisão e atualização e em breve lançaremos uma nova edição com recomendações inéditas. Reiteramos que o momento é de buscar a união do nosso país para o enfrentamento desta maior tragédia sanitária de nossa história.

A vida está em primeiro lugar! O Brasil precisa do SUS!

Recomendações da SBMFC para a APS durante a Pandemia de COVID-19 Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

Leia documento 4_edição_recomendaçõesSBMFC_FINAL

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: