Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Opas e Ministério da Saúde reconhecem experiências de excelência participantes da iniciativa “APS Forte no SUS no combate à covid-19”

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e o Ministério da Saúde vão reconhecer publicamente 19 experiências de excelência praticadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidas no primeiro nível de atenção. A práticas foram selecionadas pela iniciativa “APSForte no SUS – no combate à pandemia de COVID19”, lançada em maio de 2020, para identificar práticas exitosas com potencial de replicabilidade na Atenção Primária à Saúde. A cerimônia, que será realizada por videoconferência, será transmitida pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org), a partir das 9h30.

A iniciativa também concederá certificados de menção honrosa para 261 experiências finalistas (confira aqui). Essa seleção aponta um grupo de municípios com alta motivação e sensibilidade sobre o papel e a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) na resposta à pandemia. Ao todo, foram analisados 1.471 relatos de práticas desenvolvidas por profissionais de todo país.

Participarão da cerimônia a representante da OPAS-OMS no Brasil, Socorro Gross, o secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde (Saps), Raphael Câmara, a diretora do Departamento de Saúde da Família (Desf), Renata Maria de Oliveira Costa, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),Wilames Freire, que estarão presentes na sede da OPAS, em Brasília. Os autores finalistas estarão por videoconferência.

No decorrer de 2020, a iniciativa promoveu o intercâmbio de conhecimento e vivências entre os profissionais da APS que participaram de 12 debates virtuais e divulgaram os relatos de práticas no combate à covid-19 no repositório ancorado no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org). Na cerimônia, também será lançado o e-book NavegadorSUS-APS Forte no SUS, com o registro das práticas selecionadas, por meio de depoimentos em vídeo e fotografias dos autores e usuários envolvidos.

O evento será virtual, com os autores conectados on-line e transmissão no canal do YouTube da Saps e youtube do Portal Inovação em Saúde.

Confira as 261 experiências selecionadas pela iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia com menção honrosa: https://apsredes.org/boas-praticas-destacadas-em-pdf

Informações Gerais sobre o evento

Data:  16 de julho de 2021, sexta-feira

Horário: a partir das 9h30

Transmissão:  Teleconferência via  Zoom com autores, com transmissão pelo YouTube Portal da Inovação em Saúde e pelo canal do YouTube da APS

https://www.youtube.com/user/comunidadedepraticas

youtube – Portal da Inovação na Gestão do SUS – YouTube

site- www.apsredes.org

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: