Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Nota de Falecimento

Com pesar comunicamos o falecimento do Prof. Léo Kriger, ocorrido no dia de hoje, 31 de julho de 2022, em Israel, onde morava desde 2015. Manifestamos nosso pesar e prestamos condolências à família do nosso querido mestre; que a união e amor sejam fortaleza e os confortem neste momento.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), enlutada, presta sua homenagem a este professor tão querido por todos nós e cujo trabalho foi fundamental na consecução dos objetivos da Associação. Prof. Léo deixa um legado cujos valores são intangíveis e será para sempre lembrado por seu comprometimento com o ensino odontológico, sua gentileza e amizade.

O Prof. Léo Kriger nasceu em Curitiba, em 10/08/1942 onde constituiu família ao lado da esposa Helena e construiu sua carreira dedicada à odontologia social, tendo deixado também sua contribuição na área do jornalismo.

Este paranaense e brasileiro ilustre teve sua história registrada no livro “Vozes do Paraná -6”, de autoria do jornalista Aroldo Murá G. Haygert: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e- cidadania/a-historia-em-tempo-real-ec7cem5wyzh8auxto024as21a/

O jornalista também foi responsável por registrar momentos importantes da vida do prof. Léo em que destaca sua atuação na vida brasileira. No post de agosto de 2014 intitulado “Professor de Odontologia fez pioneirismo na imprensa”, o jornalista registra outro lado do Prof Léo “…pioneiro ao implantar página de esporte amador na imprensa de Curitiba, anos 1960”.

Sob o título “Léo Kriger, dedicação exemplar à saúde social”, publicado em junho de 2015, Aroldo Haygert descreve a partida do casal Léo e Helena para Israel e destaca:

“Léo é um curitibano de carteirinha, mas, acima de tudo, é um brasileiro comprometido com a saúde social. Fez disso a sua vida. Ao lado dos alunos das universidades Federal, Católica, Tuiuti, liderou ações de valor imensurável à saúde da população mais carente e das crianças em idade escolar. Foi diretor da Escola de Saúde Pública, trabalhou com a inesquecível Zilda Arns na Secretaria de Saúde, quando desenvolveu projetos de saúde preventiva na região metropolitana de Curitiba”.

Em 2020 a Associação Brasileira de Odontologia, secção Paraná enalteceu a trajetória do prof. Léo Kriger : https://www.abopr.org.br/uma-historia-de-amor-com-a-odontologia/

“Entusiasta do SUS e defensor do sistema público de Saúde, Léo Kriger contribuiu muito para a prevenção da saúde bucal no Paraná….. ocupa uma cadeira na Academia Paranaense de Odontologia, teve participações importantes como coordenador de Saúde Bucal do Estado (2011- 2015) e Diretor da Escola de Saúde Pública” .

Na Abeno sua participação foi marcada pela atuação exemplar como presidente da comissão de ensino, pelo seu protagonismo ao promover as oficinas de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pela organização da coleção “Odontologia Essencial” em conjunto com os professores Simone Tetu Moyses e Samuel Jorge Moyses, sob coordenação da Profa Maria Celeste Morita, presidente da Associação à época. Importante registrar também sua imensa contribuição à Revista da Abeno onde atuava ainda como editor. Em um diálogo histórico com a então presidente da Abeno, Profa Vânia Regina Camargo Fontanella, durante a 55.a Reunião Anual (Modo virtual, 2020), Prof. Léo relembra em vídeo algumas de suas participações na Associação:https://www.youtube.com/watch?v=59wASbcYMVI

Sua última participação na Abeno ocorreu de modo virtual, na 56.a Reunião Anual (2021), organizada pela equipe da USP, sob coordenação local da Profa Ana Estela Haddad e do Prof. Celso Zilbovicius.

Seu legado está registrado em artigos, livros, nos programas de saúde bucal que idealizou, pela sua presença marcante nas reuniões da Abeno, em incontáveis congressos, simpósios, fóruns, por sua atuação no ensino e no serviço em prol da saúde bucal inclusiva e de qualidade.

Prof. Léo se dedicou a aproximar a universidade da população, a odontologia do Sistema Único de Saúde. Viverá para sempre em nossos corações e mentes.

Saudades eternas da família Abeno.

Professora Daniela Lemos Carcereri Presidente da Abeno, gestão 2022-2026

 

Confira a nota de falecimento da ABENO na íntegra, clicando aqui.

Homenagem Prof. Leo Kriger 31072022 para site final

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: