Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Conass lança documento no 40: “Ciclos de Melhorias na Atenção Primária à Saúde”

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) vem desenvolvendo a Planificação da Atenção à Saúde em várias regiões de saúde do país, desde 2003.

O Conass Documenta nº 40 – Ciclos de Melhorias na Atenção Primária à Saúde (APS) foi lançado no dia 29 de junho de 2022 e apresenta contribuições importantes para os gestores e profissionais que atuam na APS e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), pois logo no início da pandemia foi instituído o Previne Brasil, novo modelo de financiamento de custeio da APS, desdobrado nos componentes de captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas, com os objetivos de aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS, bem como o vínculo entre a população e a equipe.

O e-book está dividido em duas partes, com o objetivo de subsidiar as secretarias estaduais e municipais de saúde nas ações da Planificação da Atenção à Saúde.

Na Parte 1, apresenta uma proposta de trabalho para melhoria do desempenho nos indicadores do Previne Brasil, fundamentada no Modelo de Melhoria (MM). Nessa parte o texto discorre sobre vários aspectos: o que é o Programa Previne Brasil; por que é importante monitorar; o monitoramento das linhas de cuidado nos ciclo de vida da mulher, da criança e do adulto/idoso; a identificação dos indicadores propostos seguindo-se a sugestão de um primeiro conjunto de outros indicadores a serem implementados de maneira complementar e de um segundo conjunto a ser implementado progressivamente; a importância do monitoramento da atenção à saúde; o foco nos microssistemas clínicos, na cultura organizacional, no trabalho interdisciplinar e na liderança; e a utilização dos ciclos PDSA (planejar, fazer, verificar e atuar) para os indicadores.

Na Parte 2, propõe um painel de indicadores para monitoramento e avaliação dos macroprocessos da APS, seguindo a lógica da metáfora da construção da casa, utilizada na Construção Social da APS. Foram descritos conjuntos de indicadores relacionados com os processos de: territorialização, conhecimento da população, acesso, atenção aos eventos agudos, atenção às condições crônicas (em geral), atenção às condições por linhas de cuidado (gestação e puerpério, criança, mulher no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, adulto e idoso na hipertensão e diabetes, saúde bucal e saúde mental) e cuidados paliativos. Para cada conjunto foram feitas sugestões e comentários para sua compreensão, análise e correlação com os programas e políticas vigentes na APS/SUS.

A sistematização proposta é resultado de inúmeras discussões realizadas no âmbito da Planificação da Atenção à Saúde, grande contribuição do Conass para implantação e qualificação das Redes de Atenção à Saúde (RAS). A experiência foi conduzida por um grupo de assessores, consultores e facilitadores com interação direta com as secretarias estaduais e municipais, profissionais e gestores, e até mesmo com seus usuários.

A utilização do documento possibilitará um novo ciclo de aprendizagem, fazendo crescer as pessoas e amadurecer os processos de cuidado nas RAS. Para acessar o documento na íntegra acesse o link: https://www.conass.org.br/biblioteca/caderno-conass-documenta-n-40/.

Referências:

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ciclos de melhorias na atenção primária à saúde [livro eletrônico] / Organizadores Marco Antônio Bragança de Matos, Maria José de Oliveira Evangelista, Eugênio Vilaça Mendes. Brasília, DF: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2022. Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/caderno-conass-documenta-n-40/. Acesso em: 27 de julho de 2022.

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: