Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Ultrassonografia Natural como expressão de um cuidado humanizado da gestação na Atenção Primária à Saúde

A gestação é uma das experiências humanas mais complexas, abarcando múltiplas dimensões da vida da mulher e do desenvolvimento humano. Cada mulher a vive de maneira única e cada gestação possui características diferentes. Apesar deste caráter subjetivo, a gravidez também se caracteriza como evento social, que mobiliza as pessoas que convivem com a mulher, estendendo-se, assim, a toda a sociedade (ZAMPIERI, 1998).

Novas tendências do parto humanizado apresentam práticas não observadas anteriormente no cuidado profissional com a mulher, apontando para a revalorização de atividades e cuidados antigos, considerados a partir de estudos baseados em evidências científicas. Estas práticas objetivam promover a humanização, o acolhimento, o reconhecimento, a autoestima e o vínculo da gestante com o processo de gestar.

A pintura de ventres grávidos é a união entre uma expressão artística e cultural com a gestação e está presente historicamente na cosmologia de muitos povos e etnias. No Brasil, desde 1993, foi difundida e realizada pela parteira mexicana Naoli Vinaver, que a chama de “Ultrassom Natural”. A prática, usada em seu processo de trabalho, tem como objetivo proporcionar conexão emocional entre os envolvidos no processo de gestar.

O acompanhamento pré-natal é uma importante ferramenta para o enfrentamento das dificuldades que marcam esse processo. Fundamental para promover a troca de experiências, a compreensão das vivências, abrindo espaço para que a mulher expresse suas angústias e receios. A possibilidade de agregar técnicas que ampliam a visão mais natural do processo de gestar e proporcionam autoconhecimento à gestante são de suma importância para a qualidade do acompanhamento.

O uso da pintura corporal e, mais especificamente, em barrigas de gestantes, é difundido em vários grupos sociais e no decorrer da história manifesta múltiplos significados e funções.  Recentemente no Brasil, várias equipes e profissionais, voltados para o cuidado humanizado, têm oferecido em seus grupos ou em atendimentos individuais, a opção das gestantes visualizarem seu bebê através da Ultrassonografia Natural ou Belly Mapping®, que envolve a técnica da pintura aplicada no abdome da gestante, na qual são representados, objetivamente, o bebê imaginário e outros elementos ligados à gestação como o cordão umbilical, a placenta, o útero e líquido amniótico e seus sentimentos em relação ao bebê. A técnica abarca consigo, o incremento sobre a melhoria da capacidade dos pais em identificar e obter uma noção da posição do bebê. (BABIES, 2022)

Pintar o ventre materno é o ato de exteriorizar aquilo que é inerente ao interior, revelando, aos olhos expectantes, o bebê imaginário e outros elementos da gestação. É um fazer que transforma, promove conhecimentos, emoções e exprime a vida intrauterina, por meio estético, ao combinar imagens, sensações e representações (MATA, 2017).  A iniciativa de oferecer a Ultrassonografia Natural a mulheres que realizam o pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS) é inovadora, evidenciando a potência do Sistema Único de Saúde em se atualizar com as melhores e mais recentes evidências científicas de cuidado, promotoras da saúde. 

Recentemente o município do Rio de Janeiro realizou o 1º Simpósio Internacional de Práticas Colaborativas e Avançadas em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, que comparou as experiências destas práticas no cenário internacional e nacional. A experiência “Ultrassonografia natural como promotora de vinculação com o bebê” foi apresentada pelos profissionais da Clínica da Família Nildo Eymar de Almeida Aguiar, no bairro de Realengo, zona oeste do município. A prática, inovadora para produção de cuidado em saúde, envolve a participação de enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicas de enfermagem, equipe de Saúde Bucal e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. A atividade reconhece e valoriza os diferentes saberes dos profissionais e usuários. Na perspectiva dos benefícios organizacionais dos serviços de saúde, essa prática colaborativa aumenta a qualidade da assistência à saúde, uma vez que promove melhor acesso e coordenação do cuidado; maior resolutividade do cuidado; melhoria na comunicação interprofissional e maior interação de diferentes áreas profissionais; e, satisfação do usuário aumentando a adesão ao pré-natal (RAWLINSON et al.,2021).

Nesta unidade de saúde, a Ultrassonografia Natural é realizada no último encontro da consulta coletiva, geralmente, no terceiro trimestre. São utilizados os seguintes materiais: tinta para pintura corporal/facial/ artística, pincéis de diferentes tamanhos, lápis delineador para olhos, lenços umedecidos e base líquida de maquiagem. Todos os produtos são atóxicos e podem ser aplicados à pele humana.

Durante a realização da prática, solicita-se que cada gestante relate sobre como imagina o seu bebê. É realizado os três primeiros tempos da manobra de Leopold Zweifel (situação, posição e apresentação) e auscultados os batimentos cardiofetais. Depois, o profissional representa em arte (pintura) o bebê imaginado descrito pela mãe, a placenta, o cordão umbilical, o útero, o líquido amniótico e outros elementos solicitados (Figura 1 e 2). Esta etapa dura em média 60 minutos, sendo registrada por fotografia pelos profissionais.

Figuras 1 e 2 – Prática da Ultrassonografia Natural em gestante na Clínica da Família Nildo Eymar de Almeida Aguiar, Rio de Janeiro

               Fonte: Acervo dos autores, 2022.

 

Uma experiência similar foi apresentada pelos profissionais da APS da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/SC, na 2ª Edição do Laboratório de Inovação em Enfermagem da OPAS, em parceria com o COFEN, intitulada Pintando ventres grávidos: Uma experiência de Vínculo, Empoderamento e Cuidado. A experiência desenvolvida nos Centros de Saúde Tapera e Armação, na região Sul se estende sobre 3 modalidades de oferta do serviço que contemplam a prática como trabalho terapêutico: Grupo de Gestantes, Consulta de pré-natal e Oficinas de Ultrassonografia Natural para profissionais de saúde.

As oficinas são para sensibilizar o profissional de saúde para a prática da Ultrassonografia Natural, não sendo necessário ter habilidades artísticas ou conhecimento prévio porque se utilizam moldes e técnicas de desenho que facilitam o processo. É de suma importância perguntar se a gestante tem alergia ou sensibilidade aos produtos utilizados, utilizar materiais de qualidade e com data de validade em dia. O desenho parte da construção de uma imagem que agrade a gestante e sua rede de apoio, por isso é imprescindível perguntar quais as expectativas com relação à pintura, suas inspirações, suas cores favoritas, se ela gostou de alguma ultrassonografia que já viu, sempre é deixado claro que não irá ficar igual, pois cada pintura é única e os traços de cada profissional no desenho são diferentes. Os profissionais relatam que é importante, ao desenhar, prestar atenção às proporções do corpo do bebe, lembrando que estamos povoando a imaginação de uma gestante e familiares. Contemplar, mostrar com espelho e fotografar são sugestões para depois da pintura. Incentivar os familiares a desenhar em casa na barriga também, incentivando o vínculo com a gestação.

A partir dos relatos da experiência de Florianópolis, pode-se perceber que a Ultrassonografia Natural auxilia os profissionais a assumir um olhar ampliado durante o cuidado com a gestante, com fins terapêuticos, fortalecendo o vínculo com o bebê e promovendo durante a realização da arte (pintura) momento de relaxamento e expressão dos sentimentos maternos. Presume-se que esse espaço é uma das formas de remover as barreiras de acesso em situações de vulnerabilidade social. Essa estratégia de cuidado repercute em maior adesão ao aleitamento materno, acolhe as angústias  da família, cria espaço para sanar dúvidas e estreitar o vínculo com a unidade de saúde.

A pintura do bebê no ventre materno valoriza a mulher e suas escolhas, apresenta o bebê imaginário por meio de arte a sua rede de apoio e familiar, leva a uma conexão mais profunda e intimista da maternidade e paternidade, bem como vincula irmãos ao nascimento do novo integrante da família. Incentiva a participação de todos no processo de gestar, oferecendo um suporte e troca de experiências única a esse momento (Figuras 3 e 4).

  Figuras 3 e 4 – Prática da Ultrassonografia Natural em gestante nos Centros de Saúde Tapera e Armação, Florianópolis

Fonte: Acervo dos autores, 2022.

Com base nos relatos das gestantes que participaram da experiência, foi identificado motivação e movimento para busca de conhecimento e vínculo ao bebê. Essa prática desperta sentimentos de proteção, amor, perdão, segurança, aumento da auto estima, conexão com o próprio corpo e autonomia no processo de parir e liberação de medos e inseguranças.

Por outro lado, a localização do feto através da palpação, ausculta dos batimentos fetais, observação dos seus movimento, presentes durante a prática da pintura, é uma potente ferramenta pedagógica que populariza, relaciona e integra o conhecimento e práticas científicas dos profissionais à comunidade, fortalecendo a abordagem comunitária e ações baseadas em prevenção quaternária e centrada na pessoa.

A expressão artística de desenho e pintura em gestantes reflete a potencialidade do plano relacional paciente/profissional. Todas as pessoas carregam uma bagagem de vida onde existem conhecimentos, crenças, religiões, sentimentos, valores, emoções e de nenhuma forma nosso conhecimento tem valor maior que o que elas têm. Nesse sentido, todos os conhecimentos, tradicionais e profissionais, devem ser compreendidos num mesmo patamar de relevância, sem hierarquizações. Segundo Barreto (2008) há inúmeras possibilidades de prevenção das doenças e formas de cura, tanto quanto existem distintas realidades, sociedades e culturas presentes na humanidade.

A arte, por sua vez, entra nesse contexto como uma ferramenta fundamental para aproximação e vínculo das gestantes no objetivo de empoderamento da mesma no processo de maternagem. Sugere-se fortemente a capilarização desta prática colaborativa nos serviços de saúde.

 A partir das experiências apresentadas, é possível destacar que a prática da Ultrassonografia Natural, seja realizada pela enfermagem ou por outros profissionais, oportuniza e reforça o caráter da APS na realização de um cuidado humanizado, integral e interprofissional, que visa a promoção da saúde em âmbito familiar e comunitário.

 

Autoria

Rio de Janeiro: Aline Azevedo Vidal, Aline Gonçalves Pereira, Jacqueline Oliveira de Carvalho e Luciana Simões de Oliveira.

Florianópolis: Caren Della Mea da Fonseca, Cilene Fernandes Soares, Elizimara Siqueira, Juliana Cipriano de Arma, Laura Denise Reboa Castillo Lacerda, Lucilene Gama Paes, Tatiane Chimanko Bugs

Revisão: Isabella Koster, Lucelia dos Santos Silva.

 

Referências

BARRETO, A.P. Terapia Comunitária – Passo a Passo. 3º Ed. Fortaleza: Gráfica LCR, 2008; 480p: il.

MATA, Júnia Aparecida Laia da; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda. Arte da pintura do ventre materno e vinculação pré-natal. Revista Cuidarte, v. 9, n. 2, p. 2145-2164, 2018.

RAWLINSON, C; CARRON, T; COHIDON, C; ARDITI, C; HONG, Q.N; PLUYE, P; et al. An Overview of Reviews on Interprofessional Collaboration in Primary Care: Barriers and Facilitators. Int J Integr Care. 22 de junho de 2021;21(2):32.

The Basics of the Belly Mapping®️ Method. Spinning Babies, 2022. Disponível em: <https://www.spinningbabies.com/pregnancy-birth/baby-position/belly-mapping/>. Acesso em: 06, julho de 2022.

ZAMPIERI, M. de F. M.. Vivenciando o processo educativo em enfermagem com gestantes de alto risco e seus acompanhantes. Florianópolis, UFSC, 1998. 179p.

 

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: