Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Oficina da Rede APS no 13o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva discute e aponta caminhos para APS integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco realizou uma Oficina no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva com o tema “Bases para uma Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e proposições” no dia 20 de novembro de 2022 (domingo), das 9 às 17h em Salvador (Bahia), com participação de mais de 200 congressistas e não congressistas.

A oficina organizada pela Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco teve por objetivos: 1) analisar os avanços, desafios, ameaças e retrocessos na política nacional de atenção primária / atenção básica à saúde; 2) apresentar uma agenda estratégica política para a APS no SUS; 3) discutir com atores chave um conjunto de proposições  para uma Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária de qualidade no SUS.

 A dinâmica da oficina envolveu apresentações e debates em interlocução com os participantes e representantes de gestores do SUS e de profissionais atuantes na APS no SUS e como preparação para a Oficina foram disponibilizados em nosso site, o ebook intitulado“Bases para uma Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e proposições” (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/07/e-book.pdf) e as 14 notas técnicas que podem ser acessadas pelo link: https://redeaps.org.br/notas-tecnicas/. Outro importante documento oferecido e disponibilizado seria o Manifesto da Rede APS que foi confeccionado para a Conferência Livre, Democrática e Popular em Saúde de 2022. O manifesto pode ser acessado pelo link (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/08/APS-integral-resolutiva-territorial-comunitaria-e-integrada-a-rede-do-SUS-4-agosto-Conferencia-livre-e-popular-Proposicoes-da-Rede-de-Pesquisa-em-APS-da-ABRASCO.pdf) ou clicando aqui.

Sobre a oficina:

A análise da política nacional e experiências e estratégias de fortalecimento da APS integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS aconteceu no turno da manhã, com apresentações de Luiz Augusto Facchini (Rede APS e UFPel), Conceição Silva (CNS e UNEGRO), Claunara Schilling Mendonça (Grupo Hospitalar Conceição e UFRGS) e Sandro Rodrigues Batista (SES Goiás e UFG), mesa que teve coordenação da Ligia Giovanella (Rede APS e ENSP).

Imagem: foto de repositório da Rede APS. Da esquerda para a direita: Ligia Giovanella, Luiz Augusto Facchini, Conceição Silva, Claunara S. Mendonça e Sandro Rodrigues.

No turno da tarde a mesa apresentou Estratégias e ações em favor da APS integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS e foi composta por Ana Pimentel (SMS Juiz de Fora e deputada eleita), Lenilma Bento de Araújo Meneses (ABEn), Maria Inez Padula Anderson (SBMFC), Daniela Carcereri (ABENO), Lucelia Santos (ABEFACO) e Lucia Gutemberg (CONACS), com coordenação da Claunara S. Mendonça (GHC e UFRGS).

Imagem: repositório Rede APS. Da esquerda para a direita vemos Allan C. Queiroz (UFMG), Renato Tasca (IEPS), Daniela Carcereri, Lucia Gutemberg, Claunara S. Mendonça, Ana Pimentel, Maria Inez Padula Anderson e Lucelia Santos.

 

A Rede APS em um agir coletivo construiu um documento chamado de “Revoga Já!” onde são sintetizadas as principais proposições para alcançarmos as melhores condições de saúde e de atenção da população brasileira, com base nos princípios constitucionais do SUS. O documento Revoga Já pode ser acessado pelo link (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Revoga-Ja-Rede-APS-1.pdf) ou clicando aqui Revoga Já – Rede APS.

 

As apresentações podem ser acessadas através dos links abaixo:

Manhã

Luiz Augusto Facchini – Apresentação_Agenda_Facchini versão Sem 08jul2022 final

Conceição Silva – 1 Manhã-Apresentação CNS – CTAB 13 ABRASCAO Salvador 2022 Mesa APS Manhã Conceição

Claunara S. Mendonça – Revogaço ABRASCO

Sandro Rodrigues – Abrascão_2022_20Nov – Sandro Rodrigues

 

Tarde

Lenilma Bento – 2 lenilma Apresentação Rede APS_ Abrascão 2022 (1)

Daniela Carcereri – Abeno – oficina Rede APS Abrascao Salvador 201122

Lucelia Santos – Abefaco_Apresentação Rede de Pesquisa em APS

Apresentação Allan sobre a APS em Revista – apresentacao_abrasco_20221120_final

 

Vídeo da Oficina

Realizamos a filmagem de toda a Oficina e em breve iremos disponibilizar o vídeo na íntegra no nosso canal do Youtube: Rede APS.

 

Carta-Manifesto em Defesa do NASF

Em outra oficina realizada durante o 13o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva foi elaborado um documento em defesa do NASF que foi entrega à Equipe de Transição do Governo Federal. Os autores da carta também abriram uma petição que já conta com mais de 5 mil assinaturas. A carta-manifesto pode ser acessada pelo link (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/11/CARTA-EM-DEFESA-DO-NASF.pdf)  ou clique aqui (CARTA EM DEFESA DO NASF).

 

Carta em defesa do SUS e da democracia divulgada pela Abrasco

A Abrasco divulgou carta reiterando o compromisso com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecendo a sua relevância para um país diverso e plural, comprometido com a democracia e com o desenvolvimento sustentável. Nela destacam-se a convergência entre os abrasquianos na superação da pandemia de Covid-19, apoiados no conhecimento científico; vencermos o obscurantismo social e político que se instalou no governo federal nos últimos anos e recuperação dos fundamentos de uma democracia participativa no país. A carta da Abrasco pode ser acessada clicando aqui.

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: