Pular para o conteúdo principal

Rede APS

É com alegria que informamos que a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco (Rede APS) participará do 10º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que será realizado em Manaus (AM), de 16 a 19 de setembro de 2026.

A Rede APS estará presente na programação do Congresso com a realização de oficina e participação em mesas-redondas, contribuindo para o debate sobre os desafios contemporâneos da Atenção Primária à Saúde, os territórios, as desigualdades e as respostas do cuidado diante das transformações sociais e ambientais. 

A programação reunirá pesquisadoras(es), profissionais, gestoras(es), estudantes e representantes de diferentes instituições e movimentos, promovendo espaços de diálogo, troca de experiências e construção coletiva em torno de temas estratégicos para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Confira, a seguir, as atividades com participação da Rede APS:

Oficina da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS)

OF06 – ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, TERRITÓRIOS E CRISE CLIMÁTICA: INTERCULTURALIDADE, VULNERABILIDADES E RESPOSTAS DO CUIDADO NO SÉCULO XXI

Datas e horários: 15/09/2026, das 8h30 às 17h, e 16/09/2026, das 8h30 às 11h50 Local: Biblioteca setorial SUL – Térreo – Auditório Hall. Endereço: UFAM – Universidade Federal do Amazonas – Av. General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 1200 – Coroado I.

Coordenadores: Ligia Giovanella – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) (RJ), Luiz Facchini – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Carlos Leonardo Figueiredo Cunha – Universidade Federal do Maranhão – UFMA (MA)

A participação na Oficina da Rede APS no 10º CSHS é gratuita e exclusivamente presencial. Inscreva-se pelo link a seguir:   https://forms.gle/tD3PZEtxEKyscSGM6

A Oficina tem como objetivo promover o intercâmbio crítico de conhecimentos, experiências e evidências sobre os desafios contemporâneos da Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto das mudanças climáticas, das desigualdades territoriais e da interculturalidade.

A proposta busca analisar as interseções desses fenômenos com a produção do cuidado, considerando os impactos das desigualdades regionais, raciais, de gênero e geracionais; as conexões entre crise climática e vulnerabilidades socioambientais; e as transformações no trabalho em saúde e nas tecnologias.

A Oficina pretende identificar lacunas de conhecimento, propor prioridades para uma agenda de pesquisas aplicadas à APS e fortalecer articulações interinstitucionais e redes regionais de pesquisa e de colaboração entre academia, serviços, controle social e gestão. Busca-se, assim, contribuir para a formulação de agendas de pesquisa, políticas públicas e práticas de cuidado sensíveis às diferentes realidades locais.

A programação da Oficina contará com mesa-redonda sobre Atenção Primária à Saúde, Territórios e Crise Climática: Interculturalidade, Vulnerabilidades e Respostas do Cuidado no Século XXI e dinâmica do Café Mundial, que abordará os temas:

  • Pesquisas em APS na Região Amazônica e Mudanças Climáticas;
  • Território, Participação Social, Interculturalidade e Produção do Cuidado na APS;
  • Desigualdades Regionais, Socioeconômicas, Étnicas e Ambientais e Equidade na APS;
  • Gestão do Trabalho, educação permanente na APS para o enfrentamento das crises climáticas;
  • Cooperação em Redes Regionais de Pesquisa em APS: pertinência, escopo, dinâmicas de trabalho e temas de pesquisas.

Confira a programação completa da Oficina da Rede APS no 10º CSHS em: https://redeaps.org.br/atividades-da-rede/oficina-da-rede-de-pesquisa-em-atencao-primaria-a-saude-da-abrasco-atencao-primaria-a-saude-territorios-e-crise-climatica-interculturalidade-vulnerabilidades-e-respostas-do-cuidado-no-seculo-xxi/14965/


Mesas-redondas

MR31 – PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM SAÚDE E CONSELHO LOCAL DE SAÚDE NO TERRITÓRIO: DIÁLOGO E ABORDAGEM COMUNITÁRIA

Data: 18/09/2026  Horário: 15h às 16h30  Local: Psicologia – 1º andar – Auditório Sala 11.

Coordenador: José Carlos Silva – UFPB (PE); Expositores: Pedro Cruz – Universidade Federal da Paraíba (PB), Maria Helena M. Mendonça – ENSP/FIOCRUZ (RJ) e Ruan Wendell – Conselho Nacional de Saúde Ambientalista (AM)


MR62 – DESAFIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA POPULAÇÕES RIBEIRINHAS E INDÍGENAS NA REGIÃO AMAZÔNICA NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Data: 19/09/2026 Horário: 10h20 às 11h50 Local: Auditório Central Eulalio Chaves.

Coordenador: Luiz Facchini – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (RS); Expositores: Luiza Garnelo – Instituto Leônidas & Maria Deane – Fiocruz (AM), Juliana Gagno – UFOPA (PA) e Paulo de Tarso R Oliveira – Universidade Federal do Pará (Brasil).


MR33 – PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE TERRITORIAL: DIÁLOGOS ENTRE INTERCULTURALIDADE, SABERES TRADICIONAIS E DESIGUALDADES SOCIAIS

Data: 19/09/2026 Horário: 10h20 às 11h50 Local: FCA – Térreo – Auditório Sumauma.

Coordenadora: Sâmia Miguez – Universidade do Estado do Amazonas (AM); Expositores: José Patrício Bispo Júnior – Universidade Federal da Bahia – UFBA (BA), Ana Claudia Martins – Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA); Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) (Brasil) e  Mauro Serapioni – Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Sociais (CES-UC) (CE)

Participe conosco!

A Rede APS convida pesquisadoras(es), profissionais, gestoras(es), estudantes e demais interessadas(os) a participar das atividades e contribuir para esse importante espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva  para a formulação de agendas de pesquisa, políticas públicas e práticas de cuidado sensíveis às diferentes realidades locais.

Venha participar das atividades da Rede APS no 10º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde! Esperamos vocês em Manaus!

Boletim Informativo, 14 de setembro de 2026. Elaborado por Camila da C. S. Nóbrega, da Secretaria Executiva da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco.

Acesse nosso site e participe das atividades da Rede de Pesquisa em APS!

Site oficial: https://redeaps.org.br/

Instagram: @rede_aps

Deixe um comentário

Acessar o conteúdo