Rede APS

Boletim 5 maio 2025

Recentemente foi publicado o artigo intitulado Telehealth Support From Cardiologists to Primary Care Physicians in Heart Failure Treatment: Mixed Methods Feasibility Study of the Brazilian Heart Insufficiency With Telemedicine Trial (tradução livre: Apoio de telessaúde por cardiologistas a médicos da atenção primária no tratamento da insuficiência cardíaca: um estudo de métodos mistos do projeto BRAHIT (tradução livre: Brazilian Heart Insuficiency with Telemedicine) (Clique aqui para acessar na íntegra).

O estudo foi publicado no Journal of Medical Internet Research – Cardio, um importante periódico internacional sobre soluções envolvendo saúde digital. Neste estudo, fruto de parceria entre instituições acadêmicas do Brasil e da Dinamarca, avaliamos a viabilidade da oferta de teleconsultoria em cardiologia, providas por médicos do Instituto Nacional de Cardiologia do Ministério da Saúde (INC-MS) a profissionais da rede de APS do município do Rio de Janeiro. Utilizamos como modelo o apoio ao tratamento de pessoas com insuficiência cardíaca, causa frequente de internações hospitalares e redução da qualidade de vida.

O estudo avaliou possíveis efeitos no estado clínico, na adesão a protocolos de tratamento e percepção de pacientes, médicos da APS e cardiologistas sobre a iniciativa. A oferta foi avaliada de forma positiva pelos participantes, e houve uma tendência de melhoria dos desfechos clínicos analisados, como a prescrição de medicamentos recomendados pelas diretrizes de tratamento mais recentes. Espera-se que o estudo clínico BRAHIT randomizado por grupos, atualmente em fase de seguimento de um maior número de participantes, produza mais evidências sobre a efetividade da telessaúde entre profissionais em desfechos clínicos relevantes para as pessoas com insuficiência cardíaca.

O estudo completo encontra-se disponível em:
JMIR Cardio. 2025 Apr 17;9:e64438
https://cardio.jmir.org/2025/1/e64438

Artigo de Leonardo Graever (Doutorando – Programa de Pós Graduação em Clínica Médica – Departamento de Clínica Médica – Faculdade de Medicina – UFRJ). Cotutela com: Cardiovascular Research Programme – Department of Biomedical Sciences – Faculty of Health and Medical Sciences – University of Copenhagen. Orientadores: José Roberto Lapa e Silva, Maria Kátia Gomes (UFRJ), Helena Dominguez, Anne Frølich (University of Copenhagen) e coautores.

Texto enviado por: Laís Pimenta Ribeiro dos Santos (Representante da ABEFACO no Comitê Gestor da Rede APS).

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo