Rede APS

Você, que atua na gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), já pensou que a sua experiência local pode inspirar outras equipes pelo país? Essa é uma oportunidade para compartilhar a sua iniciativa e participar de um processo de aprendizado colaborativo.

A Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde – ColaboraAPS lança sua Chamada Pública para seleção de experiências inovadoras relacionadas à organização, ao funcionamento e à gestão da APS em nível municipal, regional ou estadual, conduzidas pelas instâncias de gestão do SUS.

Sobre a Rede ColaboraAPS

Promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), por meio de sua Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde (VDEGS), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), a Rede ColaboraAPS aposta na força dos saberes e práticas construídos nos territórios para enfrentar os desafios do cuidado, qualificar a gestão e reconhecer as inovações que já estão transformando a APS no Brasil.

A Rede tem como propósito identificar, sistematizar, dar visibilidade e promover o intercâmbio de experiências inovadoras na Atenção Primária à Saúde do SUS. Trata-se de um dispositivo de cooperação técnica de caráter horizontal, que valoriza o protagonismo dos territórios e incentiva a troca entre diferentes realidades locais.

Considerando que a APS é um componente estratégico dos sistemas de saúde — e que, no SUS, essa centralidade se materializa principalmente por meio da Estratégia Saúde da Família —, a criação de uma rede colaborativa inteiramente dedicada à APS é ao mesmo tempo oportuna e essencial.

Seu diferencialestá em trazer as experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária para o centro da produção coletiva de conhecimento e da construção de soluções compartilhadas.Para fortalecer essa troca, a Rede ColaboraAPS subsidiará a participação de atores envolvidos nas experiências selecionadas em atividades nacionais e locais ao longo do ciclo de colaboração. Ao final, as experiências participantes serão formalmente reconhecidas pela ENSP/Fiocruz.

Chamada Pública

A Chamada Pública integra o processo de implementação da Rede ColaboraAPS e está com inscrições abertas de 09 de junho a 08 de julho de 2025, por meio de formulário eletrônico. Serão selecionadas até 30 experiências inovadoras, que seguirão para um ciclo de colaboração com duração prevista de 6 a 12 meses.

Quais experiências podem participar?

Serão valorizadas experiências que:

  • Estejam relacionadas à organização, ao funcionamento ou à gestão da APS, em nível municipal, regional ou estadual, conduzidas pelas instâncias de gestão do SUS;
  • Estejam implementadas há pelo menos seis meses no momento da inscrição;
  • Apresentem caráter inovador, por meio de práticas, estratégias ou formas de organização do trabalho que melhorem o funcionamento da APS e suas entregas à sociedade;
  • Sejam sistêmicas, integradas à Rede de Atenção à Saúde e com potencial de replicação em outros contextos;
  • Abordem eixos temáticos estruturantes e desafios contemporâneos da APS, como acesso, coordenação do cuidado, gestão, equidade e diversidade, entre outros.

Inovação que transforma

De acordo com Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP/Fiocruz), “a Rede, em parte inspirada por outras iniciativas, representa não apenas uma oportunidade única de reconhecimento de importantes experiências produzidas na APS brasileira (em que pesem todos os problemas e dificuldades existentes), mas também uma fonte de aprendizagem colaborativa entre seus participantes, contribuindo para o enfrentamento partilhado de desafios e para mostrar que a APS e o SUS são possíveis.” Melo destaca que um dos pontos mais significativos da Rede serão as visitas presenciais e intercâmbios in loco entre as experiências selecionadas.

A Rede ColaboraAPS considera que, em parte, as soluções para os desafios da APS já existem nos territórios e precisam ser reconhecidas, analisadas e disseminadas. Ao estimular o diálogo entre realidades diversas, a iniciativa pretende estimular a aprendizagem colaborativa e contribuir para o aprimoramento e sustentabilidade das experiências.

Participe

Sua experiência pode fortalecer a APS, inspirar outras iniciativas e fazer parte da construção de um SUS cada vez mais potente.

+ Leia a chamada pública completa com os critérios e orientações para envio das experiências

+ Acesse o formulário de submissão

Acompanhe todas as informações sobre a Chamada Pública da Rede ColaboraAPS no Informe ENSP.

Dúvidas e informações: colabora.aps@fiocruz.br

📣 ColaboraAPS | Chamada Pública

Você desenvolve alguma experiência inovadora na Atenção Primária à Saúde do seu município ou estado?

A Rede ColaboraAPS quer conhecer o que você está fazendo de diferente e transformador na APS do SUS!

Se você atua na gestão municipal, regional ou estadual e está envolvido em iniciativas inovadoras na organização, funcionamento ou gestão da Atenção Primária, essa é a sua chance de compartilhar aprendizados e participar de um intercâmbio que fortalece o SUS.

A iniciativa é promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio da Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde (VDEGS), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).

📅 Inscrições abertas até 08/07/2025
📝Inscreva sua experiência aqui: https://forms.gle/xbE49KW6uXt1oGDu5

Fortaleça a APS. Inspire. Colabore. Junte-se ao ColaboraAPS!

#ColaboraAPS #InovaçãoNoSUS #AtençãoPrimária #APSdoSUS

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo