Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Coordenação e continuidade do cuidado: práticas e trajetórias assistenciais nas Redes de Atenção à Saúde

O livro “Coordenação e continuidade do cuidado: práticas e trajetórias assistenciais nas Redes de Atenção à Saúde” acaba ser lançado. Organizado por Patty Fidelis de Almeida e Elisete Casotti, a obra traz reflexões sobre os desafios que usuários(as) e trabalhadores(as) de saúde encontram para transitar nas redes assistenciais, com ênfase para a coordenação e continuidade do cuidado. Além dos desafios, a obra traz experiências e possibilidades.

A centralidade da Atenção Primária em Saúde na coordenação do cuidado é reforçada no livro e já aparece presente no primeiro capítulo. O título é “Componentes para uma concepção integral e integrada de Atenção Primária a Saúde na rede regionalizada” e foi escrito de modo colaborativo por Patty Fidelis de Almeida, Adriano Maia dos Santos, Márcia Cristina Rodrigues Fausto, Aylene Bousquat, Juliana Gagno Lima e Ligia Giovanella. Outro capítulo que trata da Atenção Primária é intitulado “Atenção Primária no Brasil como lócus privilegiado para ações de vigilância à saúde: revisita ao debate teórico e perspectivas atuais” e foi escrito por Nília Maria de Brito Lima Prado, Ana Luiza Queiroz Vilasbôas e Rosana Aquino Guimarães Pereira.

Outros capítulos são fruto de pesquisa direcionada a analisar o cuidado a pessoas com câncer de boca, com HIV, com hipertensão arterial e também sobre o cuidado à população trans. Tais análises, realizadas a partir de experiências concretas da rede assistencial do município de Niterói (RJ), permitem que trabalhadores(as) e gestores(as) reflitam sobre as práticas em seus territórios com o objetivo de melhorar a coordenação e a continuidade do cuidado.

A expectativa das organizadoras do livro é que ele “suscite e traga novos elementos ao debate em torno das possibilidades de as equipes de Saúde da Família, conectadas em RAS, operar cuidados integrais, contínuos e coordenados. Embora os resultados apresentados sinalizem barreiras de diversas ordens que comprometem as trajetórias assistenciais dos usuários, advoga-se que há espaços para a melhoria, o que exige prioridade política refletida em financiamento, apoio institucional, processos formativos, de monitoramento e avaliação, que mobilizem esforços e sensibilizem gestores e profissionais na direção pró-coordenação do cuidado em sinergia com os usuários e as usuárias do SUS”.

É possível comprar o livro físico ou então baixar uma versão digital gratuita. O livro encontra-se disponível na página da editora Hucitec: https://lojahucitec.com.br/produto/coordenacao-e-continuidade-do-cuidado-praticas-e-trajetorias-assistenciais-nas-redes-de-atencao-a-saude/ ou clique aqui para acessar.

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário