A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde disponibiliza, para os municípios gaúchos, o manual instrutivo para orientar a coleta de dados para o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). O censo das UBS representa uma importante ferramenta para mapear e compreender a infraestrutura, os serviços e a capacidade de atendimento das UBS em todo o território nacional, fornecendo dados essenciais para a formulação de políticas públicas e melhorias contínuas no sistema de saúde brasileiro.
A coleta de dados abordada neste manual instrutivo inclui informações detalhadas sobre a identificação das UBS, a composição e o processo de trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde, as condições de infraestrutura, a incorporação de tecnologias digitais e telessaúde, a oferta de métodos diagnósticos e medicamentos, e a promoção de equidade e ações intersetoriais.
O prazo para que os municípios do Rio Grande do Sul enviem os dados vai encerrar no fim de setembro, cujo acesso é feito pela plataforma e-Gestor AB do Ministério da Saúde.
Para ter acesso ao manual instrutivo na íntegra clique aqui.