Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Esquenta Abrascão debate enfrentamentos da área à Covid-19

Ainda em curso, a pandemia da Covid-19 apresenta consequências sucessivas na saúde, tomadas aqui em uma perspectiva ampliada refletindo, portanto, impactos econômicos, políticos, sociais, educacionais, psicológicos, tecnológicos, comunicacionais e éticos. Fenômeno marcante e marcador no tempo e no espaço, ela alcança graus e magnitudes variadas e extremamente desiguais em países, governos, empresas, instituições, organizações, grupos, famílias, pessoas.

Quando emergiu, em dezembro de 2019, o coronavírus encontrou um contexto de desigualdades e iniquidades, precarização e retrocessos nas politicas sociais, desfronteirização, globalização e hiperconexões que favoreceram seu alcance. Reciprocamente, ele contribuiu para a intensificação desses processos, precipitando crises – novas, latentes, ofuscadas ou agravadas àquelas já em curso. Essas crises e questões expostas demandam soluções e respostas, igualmente, aceleradas de cuidado – institucionalizado ou não – nos âmbitos coletivo e individual, público e privado.

Diante desse cenário, esta sessão do #EsquentaAbrascão propõe refletir e discutir sobre os legados da pandemia decorrentes de aprendizagens, enfrentamentos, agenciamentos, avanços e conquistas para o campo da Saúde Coletiva, considerando o compromisso da área com o cuidado democrático, ético, equânime e com a justiça social frente à um processo que segue em aberto e desafiador.

Legados da pandemia: lutas e aprendizados para o campo da Saúde Coletiva
Data: 23 de junho
Horário16 horas

Convidados:
Diana Anunciação– Professora da Universidade do Recôncavo Baiano e vice-presidente da Abrasco (UFRB, Abrasco)
Gulnar Azevedo e Silva – Professora Titular do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e presidente Abrasco 2018 – 2021
Lucas Rodrigo B.Leite – Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Marcos Sabaru – Assessor Político da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)
Ricardo Rodrigues Teixeira – Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMP/FM/USP)

Coordenação:
Estela Aquino – Professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e vice-presidente da Abrasco (ISC/UFBA/Abrasco)
Lígia Kerr – Professora da Universidade Federal do Ceará e vice-presidente da Abrasco (UFC/Abrasco)
Pedro Cruz – Professor da Universidade Federal da Paraíba e Conselheiro da Abrasco (UFPB, Abrasco)

Assista na TV Abrasco:

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: