Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Grupos de Pesquisa no Brasil

A seguir você terá acesso a uma lista dos principais grupos de pesquisa em APS no Brasil, junto com seus dados de contato:

Grupo de Pesquisa: Desinstitucionalização, Políticas públicas e cuidado 

A proposta do grupo de pesquisa “ Desinstitucionalização, políticas públicas e Cuidado” tem como perspectiva agregar  pesquisas em andamento  e dar visibilidade às produções que se inserem dentro do campo da Educação Profissional em Saúde e voltadas para o fortalecimento da política pública de saúde, defesa de direitos e   cuidado integral em saúde mental e campos correlacionados. A desinstitucionalização dos saberes e das práticas historicamente construídas e a investigação em torno de  novos paradigmas  para o cuidado no SUS aos grupos em situação de desvantagem social e vulnerabilidade são os eixos que orientam nossos estudos organizados em três linhas temáticas: Atenção Psicossocial,  Atenção ao Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas e Políticas para o Cuidado do Idoso.

O grupo de pesquisa formalizado no CNPQ como  “ Desinstitucionalização, políticas públicas e Cuidado” visa  organizar e dar mais potência  ao trabalho coletivo de profissionais comprometidos em atividades permanentes de ensino e pesquisa, com importante experiência no  campo e  conduzindo investigações em torno de temas comuns, pensados  a partir de uma perspectiva da desinstitucionalizacao. O grupo se insere dentro do espaço de ensino e pesquisa da EPSJV/Fiocruz, sendo formado por profissionais desta unidade, estudantes e outros profissionais da Fiocruz, da rede SUS  e de outras instituições de ensino e pesquisa, com as quais construímos parcerias.

Nossa perspectiva vai  na direção de qualificar cada vez mais nossas atividades e integrar redes transdisciplinares de ensino, pesquisa e cooperação técnica nacional e internacional no campo da saúde e saúde mental.  O grupo de pesquisa visa fortalecer o projeto de intercâmbio das nossas produções, de acesso e compartilhamento de recursos e tecnologias.

Coordenadores: Nina Soalheiro e Daniel Groisman

Contato: nina.soalheiro@fiocruz.br

________________________________________________________________________________

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde/LABORAT

 

Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR)

O Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) conforma parte do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), sendo vinculado institucionalmente a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPB), estando cadastrado no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), no Programa de Pos Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da UFPB.

O Grupo EXTELAR tem em sua origem a influência convergente de vários aspectos teóricos e práticos presentes em iniciativas de extensão voltadas aos setores populares da sociedade, desenvolvidos pela UFPB e outras entidades no Estado. Ou seja, é afluente de um amplo movimento de ideias e experiências e, tem em seu entendimento que as questões geradas nesses trabalhos requerem constante análise e aprofundamento. Compreender a extensão como um trabalho social, útil e complexo, capaz de integrar o ensino e a pesquisa em ações de relevância comunitária, sem que haja perda da essência popular das atividades, é um desafio. Frente a ele, o Grupo foi criado em 1999, visando concretizar, em suas ações do dia-a-dia, a inter-relação entre os pilares da extensão, da pesquisa e do ensino, a fim de ampliá-los e consolidá-los na direção da paulatina construção de uma universidade popular.

Dentre os objetivos do EXTELAR, pode-se pontuar: o estímulo ao desenvolvimento de projetos que fomentem a interação entre iniciativas de extensão popular; a análise crítica de experiências e de formulações teóricas, no campo da extensão popular, possibilitando a interculturalidade e o enriquecimento da formação acadêmica dos participantes do grupo; a perspectiva de que o produto da realização de projetos de extensão é fundamento ontológico do ensino e da pesquisa; a discussão e o fomento da extensão, no sentido de seu inter-relacionamento com o ensino e a pesquisa; a manutenção do debate sobre o papel social da universidade; a pesquisa e a produção acadêmicas nos campos da educação popular, movimentos sociais, políticas públicas e economia solidária popular em suas inter-relações com a extensão; o incentivo à autonomia e à autogestão de empreendimentos solidários populares, voltados à produção econômica, que contemplem ações educativas promotoras da cidadania crítica e ativa.

Dessa forma, o EXTELAR vem dirigindo suas ações a momentos de estudos e elaborações teóricas, em temáticas como: fundamentos da extensão universitária, extensão popular, movimentos populares, economia solidária popular e educação popular; objetivando estimular o desenvolvimento de projetos que fomentem a interação entre iniciativas de Extensão Popular, a produção teórico-acadêmica em campos e práticas que promovam a autogestão e a cidadania crítica e ativa, exercitando-se, academicamente, nas necessárias relações da extensão com a pesquisa e vice-versa, mantendo-se atual o debate sobre o papel social da universidade.

Atualmente, o Grupo é composto por sete docentes, oito pesquisadores(as) e quinze discentes de pós-graduação e uma docente colaboradora internacional.

Entre suas atividades destacam-se a construção de projetos de pesquisa (entre os quais importa ressaltar a “Coleção Saberes em Educação Popular: autores e autoras da Paraíba”), seminários teóricos acerca de temáticas e questões oriundas de pesquisas empreendidas no interior do EXTELAR e defendidas em teses de doutoramento ou dissertações de mestrado no PPGE/CE e PPGSC/CCS, orientações dos docentes pesquisadores aos estudantes orientandos em nível de graduação (monografia/Trabalho de Conclusão de Curso), mestrado e doutorado, realização de eventos científicos e a promoção de espaços e processos educativos voltados a Educação Popular e sua interface com a ação social e as políticas públicas.

Temos, enquanto linhas de pesquisa: Educação Popular, Educação Popular em Saúde, Educação Popular na Formação Universitária, Extensão Popular, Participação, Movimentos Sociais, Práticas Populares e Comunitárias, Práticas educativas em Nutrição Social e Segurança Alimentar e Nutricional, Práticas educativas na Atenção Primária à Saúde, e ainda Saúde, Ambiente e Trabalho.

_______________________________________________________________________________________

O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA) é uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz. Seus objetivos envolvem fomentar, induzir e gerir redes temáticas de pesquisa para que possam contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde da população, através da aplicação de seus resultados ao SUS, de maneira dialogada e compartilhada com diferentes interlocutores.

A gestão dessas redes de pesquisa possui um caráter singular e colaborativo, envolvendo o acompanhamento diferenciado das pesquisas nas dimensões administrativa-financeira, técnico-científica e disseminação científica.

Atualmente o programa apoia as ações da Rede PMA com ênfase na Atenção Primária à Saúde – APS (2020-2023). Ela reúne 20 pesquisas que discutem e investigam a APS com vistas ao aprimoramento das políticas públicas de saúde. Seu propósito é o desenvolvimento de soluções para alguns enfrentamentos do contexto social, político e econômico, tais como desigualdades, injustiças, precarização e redução do acesso à uma atenção à saúde de qualidade.

Para potencializar a interface com outras iniciativas em APS pelo país, foi elaborado o Portfólio da Rede PMA APS, que reúne informações das 20 pesquisas no formato de cartões de visita. O documento é uma estratégia de disseminação científica que contribui para uma maior visibilidade dos temas, articulações e produtos previstos, junto às outras redes e seus interlocutores.

Essa Rede é composta de pessoas engajadas em construir uma forma de pesquisa pautada na participação e compartilhamento do conhecimento, estreitando os laços entre pesquisadoras e pesquisadores (comunidade científica), parceiras(os) e interlocutoras(es) das pesquisa (sociedade).

Para entrar em contato com o PMA, envie uma mensagem para: pma@fiocruz.br

__________________________________________________________________________________

Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde – OBRAS”

O grupo de pesquisa “Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde – OBRAS” é vinculado à Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, em Vitória da Conquista, Bahia. O grupo de pesquisa OBRAS (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9684320673978024 ) foi formado em 2016 e tem como líderes o professor Adriano dos Santos Maia (UFBA) e a professora Nília Maria de Brito Lima Prado (UFBA). A denominação do grupo “OBRAS” tem inspiração na ideia de trabalho ou ação de um operário, de um artista ou um cientista. Neste sentido, o grupo busca aliar técnica, criatividade e conhecimento científico para construção de novos saberes e práticas. Há três linhas de pesquisa: Gestão do cuidado integral em redes de atenção à saúde; Processo de trabalho em saúde e produção do cuidado & Equidade e Saúde. O OBRAS agrega pesquisadores e estudantes de instituições parceiras: UEFS, UESB, UFBA, Univasf e UFF.

O grupo de pesquisa debruça-se em estudos das políticas, estratégias de planejamento e gestão do cuidado para integração assistencial, coordenação do cuidado e garantia de acesso aos serviços de saúde em redes de atenção à saúde (RAS), com destaque em estudos sobre a APS. As investigações visam analisar a gestão do cuidado nos níveis político-institucional, organizacional e das práticas de atenção à saúde. Para tanto, articulam-se diferentes enfoques teórico-metodológicos e técnicas de investigação, numa perspectiva interdisciplinar do conhecimento para compreensão da integralidade do cuidado. Outrossim, os pesquisadores assumem a defesa do SUS como política essencial para todos os cidadãos e tem-se uma concepção ampliada da saúde, enquanto uma produção social, situando-a como um direito de cidadania e uma obrigação do Estado.

Pesquisadores: Adriano Maia dos Santos (UFBA), Nília Maria de Brito Lima Prado (UFBA); Daniela Gomes dos Santos Biscarde (UFBA); Poliana Cardoso Martins (UFBA); Rosemary da Rocha Fonseca Barroso (UFBA); Maria da Purificação Nazaré Araújo (UFBA); Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues (UEFS); Hayda Josiane Alves (UFF); Patty Fidelis de Almeida (UFF); Marcos Lopes de Souza (UESB); Ângela de Oliveira Carneiro (Univasf).

Contato: maiaufba@ufba.br ;nilia.prado@ufba.br

Site: http://ims.ufba.br/pesquisa-e-extensao/grupos-de-pesquisa

_______________________________________________________________________

                 

História da Atenção Primária à Saúde: documentos primários

Esta base de dados reúne referências documentais selecionadas para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. O presente acervo descreve a organização de instituições na área, as ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e gestão do trabalho em saúde em iniciativas afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos, comunicações internas, programas e projetos produzidos por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de políticas e programas e também de instituições de saúde. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período 1940-1980. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto, as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo do documento e sua relevância para fins de pesquisa por parte de trabalhadores e pesquisadores do campo.  

Site: http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/php/level.php?lang=pt&component=17&item=11

Contato: Carlos Henrique Assunção Paiva – carlos.paiva@fiocruz.br

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde (NEPAG), implantado em 2012, consiste num espaço de integração ensino, serviço e comunidade, que tem como objetivo promover estudos, pesquisas, extensão universitária e discussões nas áreas de Política, Gestão, Avaliação de Serviços na Atenção Primária em Saúde.

É constituído por docentes e discentes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São João Del Rei Campus Dona Lindu (UFSJ CCO), profissionais da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis – MG e da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis – MG. É coordenado pelas Professoras Eliete Albano de Azevedo Guimarães e Valéria Conceição de Oliveira.

As principais pesquisas realizadas pelo grupo concentram nas seguintes temáticas da Saúde Coletiva: Gerenciamento de serviços de saúde; Avaliação de programas, sistemas e serviços de saúde; Sistema de informação em saúde; Imunização; Lesões cutâneas; Hanseníase; Práticas Integrativas e Complementares no SUS e Saúde Mental.

Contatos: elietealbano@ufsj.edu.br

valeriaoliveira@ufsj.edu.br

——————————————————————————————————————————

Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva na Amazônia (GEPESCA), implantado em 2018, constitui-se em um grupo multidisciplinar/ multiprofissional. O Grupo é constituído por docentes, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de outras instituições, que atuam em ensino e pesquisa em saúde no contexto amazônico, com o objetivo de avaliar políticas, programas, serviços e indicadores de saúde no âmbito da Saúde Coletiva, mais especificamente na Atenção Primária à Saúde.

Sob a liderança dos professores Carlos Leonardo Figueiredo Cunha e Helder Henrique Costa Pinheiro, os integrantes do grupo desenvolvem estudos e  pesquisas nas linhas:  Análise e Avaliação de Serviços com foco na Atenção Primária à Saúde, Programas de Saúde e Políticas Públicas de Saúde;  Epidemiologia das Doenças Crônicas e Transmissíveis; Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição; Práticas Pedagógicas das Políticas de Educação em Saúde e Educação na Saúde; Saúde Mental no Trabalho dos Profissionais de Saúde.  

Contatos: leocunhama@gmail.com   helderpinheiro@gmail.com

______________________________________________________________________

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Atenção Primária à Saúde – GEP/APS é fruto das experiências com atividades de estudos, pesquisas e qualificação de profissionais de saúde na área de APS oriundas do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde – NATES (1995) e do Programa de Pósgraduação em Saúde Coletiva (2007) da Universidade Federal de Juiz de Fora/ Minas Gerais. Consiste num espaço de integração multiprofissional e interinstitucional com o objetivo de promover estudos, pesquisas e discussões
relativas a APS, com vistas a compreender as dinâmicas práticas e organizativas do cuidado em saúde neste nível de atenção, bem como em suas articulações sistemáticas com a rede de atenção à saúde local e regional. Sediado no NATES/UFJF, o GEP/APS-UFJF agrega participantes com representação de docentes, pesquisadores, discentes (graduação e pós-graduação) e profissionais do serviço. Atualmente, desenvolve os seguintes Temas/Projetos: Avaliação da Qualidade em APS 9 atributos da APS e PMAQ-AB); Avaliação de
Programas e Serviços de APS e Saúde da Família (gestão, organização, trabalho em equipe);Avaliação da Atenção Básica no Município (Manual, produto PROESF/2005); Avaliação da Efetividade da APS(prevalência e gastos das ICSAPS);Avaliação da APS na Perspectiva do Usuário (foco nos Itinerários Terapêuticos); Regionalização, Redes e Fluxo Assistencial com foco na APS; Avaliação do ensino da APS nos cursos de graduação e residência em Saúde da Família.
Contato: Estela Marcia Saraiva Campos(coordenação)estela.marcia.campos@gmail.com
Sergio Xavier de Camargo (vice-coordenação) sergio.camargox@gmail.com
Telefone: (032)2102-3830 


Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, implantando em 2005,  permitiu a criação de um espaço voltado à reflexão, debate e proposição de estudos e pesquisas aplicados à gestão de recursos humanos e avaliação de políticas públicas em saúde,  tendo como espaço privilegiado a Atenção Primária. O conjunto de estudos e pesquisas desenvolvidos, com apoio de editais das principais agências de fomento e organismos internacionais,  além da parceria com diferentes atores públicos, consolidaram sua proposta de atuação  voltada à geração de informações, análises  e políticas e ações na esfera pública da saúde.

Site: www.face.ufmg.br/observatorio
Contato: observatorio@face.ufmg.br


 

O Grupo de Pesquisa em Epidemiologia-Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (GPE-OSUBH-FMUFMG) atua há mais de uma década como um espaço de reflexão e produção científica da epidemiologia e saúde coletiva sobre o tema saúde urbana, com foco nas iniquidades em saúde no contexto das cidades.  Nesse campo de atuação estabeleceu parcerias nacionais (Ministério da Saúde-Secretaria de Vigilância em Saúde, Fundação FIOCRUZ e OPAS) e internacionais (Kobe Center – WHO Centro de Assuntos Urbanos, Universidade de Michigan, Observatório de Saúde Pública da Bloomberg Johns Hopkins School of Public Health e Observatório de Saúde Pública de Londres-London Health Observatory). Também, durante todos esses anos, como parte de sua missão, atua no processo de formação de alunos de graduação, mestrado e doutorado de Programas de Pós-Graduação da UFMG, com destaque no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Alberga acadêmicos, profissionais, técnicos e estudantes em diversos níveis de e em formação pertencentes à diversas áreas de conhecimento da saúde e também daquelas que, relacionadas à saúde, vão além do setor saúde, tal como urbanismo, planejamento, estatística, geografia, dentre outros. Mais recentemente, dada à natureza multidisciplinar e intersetorial do campo de estudos em saúde urbana, o GPE-OSUBH incluiu, como importante área de investigação, a avaliação dos serviços de saúde, particularmente focados na Atenção Primária em Saúde. Nesta ótica, o entendimento do OSUBH é que a Atenção Primária em Saúde é uma área de estudo essencial na compreensão das iniquidades em saúde, objetivando sua redução, e incorporando-a como uma linha de pesquisa.

Site: http://www.medicina.ufmg.br/osubh
Contato: veneza@medicina.ufmg.br

 


Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) é uma iniciativa de pesquisadores interessados no avanço do conhecimento sobre a multimorbidade no Brasil – o qual ainda é incipiente. A articulação de um grupo de estudos através de uma rede de colaboração poderá otimizar os esforços para o entendimento das causas, consequências, ocorrência e desafios para o manejo adequado da multimorbidade no país. Os objetivos do grupo incluem diferentes linhas de estudo e pesquisa, a saber: Manejo clínico da multimorbidade; Avaliação e criação de protocolos clínicos; Validação de escalas e instrumentos; Formação de profissionais de saúde relacionada à multimorbidade; Educação permanente; Epidemiologia da multimorbidade no Brasil, incluindo estudos de ocorrência, clusters de doenças, causas, consequências e tendência temporal do problema. Além de dados já disponíveis, diferentes parcerias vêm sendo realizadas para obtenção de dados primários para avaliação da multimorbidade. O grupo foi criado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Grupo CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1494764101214972

ResearchGate: https://www.researchgate.net/project/GBEM-Grupo-Brasileiro-de-Estudos-sobre-Multimorbidade-Brazilian-Group-of-Studies-about-Multimorbidity

Homepage: http://wp.ufpel.edu.br/gbem

Contato: gbemulti@gmail.com


Grupo de Pesquisa Política e Política Pública de Saúde (DGP CNPq) da Universidade Federal de Goiás (UFG) possui 9 pesquisadores. Atua nas linhas de pesquisa de Política Pública e Avaliação em APS. Efetua entrevistas sobre elaboração e gestão de políticas de APS junto ao DAB/MS e SMS-Goiânia, e aplica surveys para atores de linha de frente (equipe, gestores e usuários) nas UABSF de Goiânia (mais três cidades serão adicionadas), gerando novos indicadores na área. 

Site: http://politicaesaude.wix.com/grupodepesquisa

Contato: fabianasaddi1@gmail.com 

Telefone: (62) 82885415


 

Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre trabalha na produção de conhecimento para APS e Medicina de Família e Comunidade. Trata-se de um grupo multidisciplinar/multiprofissional, formado por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e alunos de graduação e de pós-graduação da instituição. Foi constituído em 2002, tendo como ponto de partida a pesquisa “Avaliação da atenção à saúde infantil do Programa Saúde da Família na região sul de Porto Alegre, Brasil”. Essa investigação produziu a validação da versão infantil do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool) no país.

Hoje o grupo reúne cerca de 20 alunos de pós-graduação entre mestrado, mestrado profissional e doutorado. Sob a coordenação de Erno Harzheim e Bruce Bartholow Duncan, os integrantes do grupo desenvolvem pesquisas no contexto da APS com enfoque em pesquisa básica, pesquisa clínica, pesquisa de serviços e sistemas de saúde, telessaúde, além da avaliação de tecnologias em APS e de estratégias de desenvolvimento profissional contínuo.

Sitewww.ufrgs.br


 

Grupo Estudos em Saúde Coletiva (ESCOL /CNPq) liderado pela pesquisadora Severina Alice da Costa Uchoa, da Universidade Federal do  Rio Grande do Norte(UFRN),  possui 25 pesquisadores. Atua nas áreas de Avaliação de Políticas,  Programas e Serviços de Saúde (PMAQ-AB, PNASS);  Meta-avaliação Humanização da Atenção a Saúde; Atenção Primária em Saúde  (gestão, organização, trabalho em equipe e satisfação dos usuários.

Site: www.ufrn.br

Contato: alicedacostauchoa@gmail.com


 

NEPAS (Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde) realiza pesquisas avaliativas em diversos temas de interesse aos gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde.Entre os objetos de pesquisa estão: Avaliação da Gestão da Saúde Bucal na Atenção Básica, Avaliação da Gestão da Atenção Básica em Santa Catarina, Avaliação da Gestão em Saúde Bucal de Municípios de Grande Porte.O Projeto de Avaliação da Atenção Básica teve início em consultoria à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em 2004, como parte do PROESF, no componente de Fortalecimento da Avaliação e Monitoramento. A compreensão de que os níveis estratégicos, táticos e operacionais do sistema de saúde deveriam ser envolvidos no processo norteou a proposta de construção do modelo de avaliação adotado.

Site: http://nepas.ufsc.br

Contato: nepas@ccs.ufsc.br


  

Grupo de Pesquisa AQUARES – Avaliação em Saúde  – utiliza os fundamentos da Saúde Coletiva e da Epidemiologia na avaliação da Atenção Primária à Saúde e da Saúde da Família, incluindo avaliações do desempenho e do impacto de serviços e políticas de saúde de âmbito nacional, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde. É coordenado pelo professor Luiz Augusto Facchini, do Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e conta com profissionais de diversas áreas, além de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, possibilitando um trabalho interdisciplinar e abrangente.Iniciou suas atividades em 2004, com o Estudo de Linha de Base do Programa de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (ELB-PROESF). O Grupo também atua na área de Saúde do Trabalhador. Outro destaque é a realização de Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade a distância,  da rede UNA-SUS. O Grupo participa da proposta de Rede Nacional de Mestrados Profissionais em Saúde da Família, submetida à CAPES.

Site: http://dms.ufpel.edu.br/aquares

Contato: luizfacchini@gmail.com


 

O grupo Pesquisas em Atenção Primária à Saúde certificado pelo CNPq, sediado na Ensp/Fiocruz, agrega pesquisadores e estudantes de instituições parceiras: Ensp, USP, UFBA, UFF, UFOPA. Trabalha regular e cooperativamente desenvolvendo pesquisas com foco na atenção primária à saúde, em perspectiva nacional e internacional, com diversas abordagens metodológicas, abrangência e escopo. O grupo tem como missão a produção de conhecimentos e formação de recursos humanos em análise de políticas de saúde, avaliação de programas e organização de sistemas e serviços de saúde, com ênfase na atenção primária à saúde (APS). Participa ativamente dos processos nacionais de avaliação da atenção básica no país, divulga contribuições e debate os rumos da Política Nacional de Atenção Básica. Desenvolveu estudos sobre a implementação da Estratégia Saúde da Família em grandes centros urbanos e analisou a efetivação de atributos da APS em diferentes contextos. Suas pesquisas mais recentes enfocam a posição da APS na coordenação do cuidado e na ordenação das redes nas regiões de saúde.

Pesquisadores: Ligia Giovanella (Ensp), Maria Helena Magalhães de Mendonça (Ensp), Aylene Bousquat (USP), Márcia Cristina Rodrigues Fausto (Ensp), Patty Fidelis de Almeida (UFF), Cleide Lavieri Martins (USP), Eduardo Alves Melo (Ensp e UFF), Helena Maria Seidl (Ensp), Adriano dos Santos Maia (UFBA), Juliana Gagno de Lima (UFOPA)

Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2727810522409267

Contato: giovanel@ensp.fiocruz.br


 

Junto à tradição na prestação de assistência integral à saúde, o Grupo Hospitalar Conceição caracterizou as atividades de pesquisa e de ensino como prioritárias dentro de sua missão institucional. Desta forma torna-se necessária a definição de concepções claras que direcionem o desenvolvimento de ambos.   Estas concepções norteadoras podem ser expressas na forma de Linhas de Pesquisa Institucionais do GHC. Devendo as mesmas contemplar as questões centrais da assistência à saúde no Brasil como:

a) Abordagem das necessidades do SUS;

b) Potencial de desenvolvimento de processos de avaliação, capacitação e racionalização de recursos quanto ao atendimento à demanda, qualificação de recursos humanos e adequação tecnológica.

c) Apresentação à população brasileira da relevância pública dos serviços prestados pela Instituição;

d) O desenvolvimento da pesquisa científica de cunho epidemiológico, clínico e social em saúde, protocolos ou diretrizes de cuidados e de avaliação da incorporação de novas tecnologias.

Site: http://www.ghc.com.br


 

Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp destaca-se nacionalmente graças a pesquisa de alta tecnologia realizada em seus diversos departamentos.Com o apoio de 20 secretarias municipais de saúde e dos governos Federal e Estadual o projeto de pesquisa na macrorregião de Campinas sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) nos serviços de Atenção Primária, como: homeopatia, acupuntura, fitoterapia, práticas corporais, práticas meditativas e outras. A pesquisa será conduzida pelo Laboratório de Práticas Alternativas Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e terá duração de aproximadamente dois anos.

Site: http://www.unicamp.br/unicamp


 

Grupo de Pesquisa Atenção primária em saúde nas regiões e redes de saúde trabalha executa seu trabalho como uma dimensão da pesquisa Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil. É coordenado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e conta com pesquisadores (pós graduandos e docentes) das seguintes instituições: FSP-USP, FMRP-USP Unifesp, Fiocruz, UFJF, UFBA, UFC, UFMT, UNISANTOS e UFF, contando com um total de 27 pesquisadores envolvidos. Desenvolve pesquisas com enfoque no sistema de saúde e nos serviços ofertados com objetivo de Analisar o papel da Atenção Primária S como coordenadora das ações e serviços nas redes de atenção à saúde nas regiões, e a capacidade de articulação da APS, em especial da Estratégia de Saúde da Família, com outras políticas públicas e programas sociais. Pretende-se apreender as características de funcionamento dos modelos de APS dentro do contexto de Regiões e Redes, visando o atendimento das necessidades de saúde das pessoas, famílias e comunidades assistidas em Regiões e Redes de Saúde no Brasil.

Site: resbr.net.br

Contato : Ana Luiza D’Ávila Viana (analuizaviana@usp.br)


 

Grupo de Pesquisa “Mente Aberta” (Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde) de São Paulo (UNIFESP) trabalha na produção de conhecimento sobre as intervenções psicossociais baseadas em “mindfulness” (“atenção plena”) enquanto intervenções complexas voltadas à promoção da saúde e ao manejo de condições clínicas crônicas, com foco na implementação dessas intervenções na sociedade e em sistemas de saúde, em especial, na APS.

Trata-se de um grupo multidisciplinar/multiprofissional, formado por professores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidad de Zaragoza (Espanha), e alunos de graduação e de pós-graduação dessas instituições. Hoje o grupo reúne cerca de 25 pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação (mestrado, mestrado profissional, doutorado, e pós-doutorado). Sob a coordenação de Marcelo Demarzo e Javier García-Campayo, os integrantes do grupo desenvolvem pesquisas no contexto da Promoção da Saúde, Sistemas Universais de Saúde e APS, com enfoque em pesquisa básica (mecanismos), pesquisa clínica, pesquisa de serviços e sistemas de saúde, implementação de “intervenções complexas”, além da avaliação de tecnologias e de estratégias de formação e desenvolvimento profissional contínuo.

Site: www.mindfulnessbrasil.com

Contato: Marcelo Demarzo (demarzo@unifesp.br)


 

GEGES juntamente com o LUPA-Saúde (Laboratório Universitário de Planejamento em Saúde), ambos do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, tem desde suas criações em 1999, uma grande inserção em redes de serviços de saúde. O processo de Integração de Ensino-Serviço envolvendo a UFF e a SMS – Niterói (atual FMS) teve início no final dos anos 70, constituindo-se em experiências valiosas para as modificações dos modelos de Ensino e de Assistência. Os pesquisadores filiados têm uma produção teórica e intervenção em redes de serviços, especialmente voltadas para a área de planejamento, gestão, avaliação, educação e formação em saúde. A partir de 2001 iniciou-se uma linha de produções teóricas sobre a Saúde Suplementar e a Avaliação em Saúde sob a ótica da Integralidade, inaugurando novos recortes analíticos a partir da discussão de modelo assistencial, gestão e micro-regulação no setor saúde.

Site: http://www.uff.br

Contato: Nínive Santos (santos.ninive@gmail.com)

 


                                                                 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva liderado pela pesquisadora Solange Conceição Albuquerque de Cristo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, atua nas áreas de Avaliação de Políticas, Programas e Serviços de Saúde. Desenvolve estudos analíticos e avaliação de políticas, programas e serviços na regionalização do sistema de saúde enfatizando as relações entre as esferas de governo, entre gestores e prestadores, entre SUS e o sistema suplementar, assim como realiza análises sobre o processo de gestão participativa na saúde. A Atenção Primária em Saúde é estratégica nos estudos do grupo sobre o Sistema de Saúde Pública na Amazônia, privilegiando o processo de análise e compreensão do acesso do usuário a rede de saúde.

Site: https://www.unifesspa.edu.br

Contato: solarcristo@unifesspa.edu.br


 

Grupo de Pesquisa em Saúde & Políticas Públicas credenciado pelo CNPq foi criado em 2009 e é composto pela instituição proponente Fundação João Pinheiro – FJP e pelas instituições associadas Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ- RJ e Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Conta com uma equipe de pesquisadores doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação e realiza estudos e pesquisas nas áreas de acesso aos serviços de saúde, critérios alocativos de recursos financeiros do SUS e avaliação do Programa Mais Médicos, com foco na Atenção Primária de Saúde. Atualmente, desenvolve a pesquisa Índice de Priorização de Investimento de Recursos Financeiros na Atenção Primária de Saúde do SUS, em todo território nacional, com o apoio do CNPq.

Coordenação: Prof. Dr. Murilo Fahel – murilofahel@fjp.mg.gov.br

Prof. Dr. Silvio Ferreira Júnior -silvio.junior@fjp.mg.gov.br

Site:   http://www.fjp.mg.gov.br/index.php/saude-politicas-publicas

________________________________________________________________________________________

NÚCLEO DE ESTUDOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Coordenador: Prof. Dr. Thiago Dias Sarti, Profa. Dra. Ana Paula Santana Coelho Almeida

Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Leonardo Ferreira Fontenelle e Prof. Dr. Welington Serra Lazarini

O Núcleo de Estudos em Atenção Primária à Saúde (NEAPS) está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem como objetivo conduzir pesquisas e processos formativos relacionados a avaliação de políticas e serviços de saúde, em especial aqueles direta ou indiretamente relacionados à Atenção Primária à Saúde. O Núcleo conduz pesquisas de natureza qualitativa, quantitativa e mistas. São temáticas de interesse especial: papel da APS na estruturação, coordenação e qualificação das Redes de Atenção à Saúde; governança de sistemas de saúde; acesso e utilização de serviços de saúde; qualidade da APS e do cuidado; modelos de atenção e processos de trabalho; formação profissional para a APS; tecnologias de informação e comunicação aplicadas à APS; cuidado a pessoas com adoecimentos de longa duração. O núcleo tem como objetivos: conduzir pesquisas e processos formativos em avaliação de políticas e serviços de saúde, em especial em Atenção Primária à Saúde. Dias e horários das reuniões: semanalmente, às segundas-feiras, de 13 às 14 horas.

Contato do Grupo:

E-mail: tdsarti@gmail.com

E-mail: apscoelho@gmail.com

Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4485440239372281

__________________________________________________________________________________

Pode ser uma imagem de texto que diz "ABrasBuCo Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva Em defesa da sgúde como direito de cidadania"

A ABRASBUCO – Associação Brasileira de saúde Bucal Coletiva  é uma entidade com dupla filiação profissional/corporativa, ou seja, é uma entidade odontológica, mas é também uma entidade do campo da saúde pública/coletiva, essencialmente política, comprometida com a defesa radical do direito (universal) à saúde e do SUS como instrumento institucional para assegurar a todos esse direito, com equidade e integralidade. A associação tem assim, como missão o compromisso com a defesa incondicional da democracia em defesa do Estado Democrático de Direito criado em 1988, contra a tutela que empresas e capitalistas pretendem impor à Democracia, pela afirmação da radicalização da Democracia em direção à ampliação e defesa de direitos sociais. Além disso, e não menos importante, deve promover a formação política de seus membros de forma a tornarem-se aptos a desenvolver a missão da ABRASBUCO nos espaços que ocupam.

Contato: Doralice Severo da Cruz – dsevero@usp.brabrasbuco@abrasbuco.org / Helenita Correa Ely – helenitaely@gmail.com

_______________________________________________________________________________________

Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva e Vulnerabilidades
O Grupo tem como foco estudos e pesquisas no campo da Saúde Coletiva, Atenção Primária à Saúde e Vulnerabilidades em Saúde, no intuito de formar pesquisadores e contribuir com a melhoria das condições de vida e de saúde da população maranhense.

Lìder: Carlos Leonardo Figueiredo Cunha
Vice- Lider: Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira
Linhas de Pesquisa:
– Análise e Avaliação de Serviços, Programas de Saúde e Políticas Públicas de Saúde
– Vulnerabilidades sociais e desigualdades em saúde
– Epidemiologia dos Agravos, Doenças Crônicas e Transmissíveis.
Contato: clfcunha@ufma.br

_______________________________________________________________________________________

Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF)

A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) tem como missão contribuir com a formação em saúde na perspectiva do desenvolvimento profissional da Estratégia em Saúde da Família; reforçar a relação das ações de formação com a gestão do trabalho em saúde; e fortalecer instâncias colegiadas para a articulação, o diálogo, a negociação e a pactuação intersinstistucional, com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

A RENASF, atualmente conta com 30 instituições partícipes e tem como público-alvo os trabalhadores da saúde. Tem como finalidade colaborar no fortalecimento das relações entre formação, atenção, pesquisa e gestão em saúde e criar instâncias colegiadas para o diálogo e pactuação interinstitucional.  Organiza-se sob a forma de um colegiado gestor, eleito pelos pares e um colegiado geral (com representantes de todas as instituições partícipes) e de uma secretaria executiva – exercida pelos profs. Anya P G F Vieira Meyer e Roberto Wagner Jr F Freitas, da Fiocruz Ce.

Entre as atividades desenvolvidas pela RENASF temos, desde 2010, o programa de pós-graduação, sob a coordenação da FIOCRUZ-CE, que possui Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família (MPSF e DPSF), sendo o primeiro em rede no país e já tendo formado mais de 560 profissionais da Estratégia Saúde da Família. O programa busca formar profissionais do SUS, em nível de mestrado e doutorado, com competência técnica-científica, crítica e reflexiva para atuar no serviço, pesquisa, docência e gestão no âmbito da Atenção Primária em Saúde. O formato profissional escolhido para o desenvolvimento da pós-graduação tem como ideia força o acolhimento de experiências de aprendizagem que privilegia práticas interativas que valoriza o compartilhamento de conhecimentos, vivência no mundo do trabalho, reflexão e tomada de decisões ancorados na literatura pertinente. Os problemas vivenciados no local de trabalho são o foco dos projetos de intervenção e pesquisa desenvolvidos, tendo como finalidade a melhoria e fortalecimento da ESF.

O Programa de Pós-graduação é desenvolvido por onze instituições nucleadoras, organizadas em rede em seis estados nordestinos: Universidade Federal do Ceará (UFC); Fundação Oswaldo Cruz Ceará (Fiocruz CE); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal do Piaui (UFPI); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral; Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Regional do Cariri (URCA); Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB); e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas  (UNCISAL).

Site: https://renasf.fiocruz.br/

_______________________________________________________________________________________

Nós APS Brasil

A rede Nós APS Brasil, coordenada pela professora Anya P G F Vieira-Meyer, é formada por pesquisadores e profissionais da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Foi construída em 2019 a partir do encontro de pesquisadores de duas redes de pesquisa pré-existentes: a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e a Rede Fiocruz Nordeste, entendendo como objetivo em comum o aprofundamento dos conhecimentos na área da atenção primária, mais especificamente, dos atores envolvidos na Estratégia de Saúde da Família, através de avaliação dos desafios encontrados e proposição de caminhos para seus enfrentamentos.

O foco atual tem sido de investigar as ressonâncias da Violência e da Covid-19 na saúde e processos de trabalho dos profissionais de saúde da APS, em especial dos Agentes Comunitários de Saúde em diversos cenários (municípios de porte e localizações diferentes). Os projetos são financiados por uma série instituições de fomento, entre elas a Fundação Lemman (Universidade de Harvard), Funcap, PMA Fiocruz, Inova Fiocruz.

Os pesquisadores são oriundos de instituições de ensino, pesquisa e serviço, entre elas: Universidade de Harvard, Fiocruz Ceará, Fiocruz Pernambuco, Fiocruz Piauí, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Cariri, Universidade Estadual do Cariri, Centro Universitário Christus, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Ministério da Saúde.

Site: https://ceara.fiocruz.br/nosapsbrasil

%d blogueiros gostam disto: