Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Lançamento do e-book da Rede APS

O 1o Seminário da Rede APS em 2022 – Previne Brasil: destruição da APS no SUS? Aspectos críticos e proposições para o financiamento de uma APS integral, resolutiva, de base territorial e comunitária foi realizado na última sexta-feira (8) pelo canal da TV Abrasco e teve a participação de representantes de diferentes instituições, associações, entidades, organizações e conselhos.

Entre os convidados para a mesa de abertura estavam: Rosana Onocko – presidente da ABRASCO, Conceição Silva – representante do segmento de usuários e usuárias da mesa diretora do CNS, Rodrigo Oliveira – SMS de Niterói (RJ), presidente do Cosems-RJ, Sandro Rodrigues – SES-Goiás esteve representando o Conass e o Roberto Tapia – coordenador das Unidades Técnicas de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas em Saúde da representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

Sob coordenação da professora Lígia Giovanella, a mesa principal e de debate contou com as apresentações da proposta para o financiamento do SUS e dos impactos do Previne no financiamento da APS feitas por Francisco Rózsa Funcia da vice presidente da Associação Brasileira de Economia e Saúde (ABrES), José Luiz de Paiva – Cosems (RJ) e Mariana Alves Melo – doutoranda em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Por fim, Luiz Augusto Facchini (Rede APS) apresentou as proposições para uma APS integral, resolutiva, de base territorial e comunitária.

O Seminário foi um evento preparatório para a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde que acontecerá no dia 5 de agosto de 2022 e teve como objetivo discutir desafios do financiamento do SUS e da APS e apresentar um conjunto de proposições para uma agenda política estratégica para a APS no SUS.

A Rede APS em um agir coletivo e compartilhado elaborou um conjunto de proposições para o fortalecimento da ESF como modelo de Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária, integrada na rede SUS. As proposições estão apresentadas em nosso e-book intitulado “Bases para uma Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e proposições” e foi elaborado com apoio da OPAS [1]. O documento está disponível de forma on-line e gratuita pelo link [ ] ou clique aqui.

O vídeo do evento está disponível no canal da TV Abrasco e para assistir basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=zBcK3OsH4kg ou clicar aqui. Após quase uma semana do evento contamos com mais de 4 mil visualizações. Agradecemos a todes que participaram do Seminário.

 

Para baixar o e-book na versão digital, clique no link abaixo:

e-book

Para baixar na versão para impressão, clique no link abaixo:

versão para impressao Rede APS

Matéria por: Bruna Venturin.

REFERÊNCIAS

[1] Rede APS. Assista ao 1o Seminário 2022 Rede APS. Rio de Janeiro; 2022. Disponível em: . Acesso em: 11 de julho de 2022.

[2] Rede de Pesquisa em APS. Bases para uma Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e proposições. Brasília: Organização Pan- Americana de Saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2022. 111p. ISBN 978-65-00-48162-4. Disponível em: . Acesso em: 11 de julho de 2022.

ATUALIZAÇÃO:

A Rede APS elaborou um manifesto que trata-se de uma síntese do conjunto de propostas para a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022. Acesse aqui o documento na íntegra (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/08/APS-integral-resolutiva-territorial-comunitaria-e-integrada-a-rede-do-SUS-4-agosto-Conferencia-livre-e-popular-Proposicoes-da-Rede-de-Pesquisa-em-APS-da-ABRASCO.pdf) ou clique aqui.

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: