Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

A APS em Revista lança novo número do volume 4 (2022)

A APS em Revista coloca à disposição da comunidade científica e profissional seu novo número, em um contexto de fortes pressões e embates nos diferentes campos da ação social, ainda sob os efeitos de uma pandemia que paulatinamente vai sendo superada. O novo número pode ser acessado através do link (https://apsemrevista.org/aps/issue/view/11) ou clicando aqui.

A notável resiliência da Atenção Primária à Saúde (APS) frente às contínuas e sistemáticas medidas econômicas e políticas que fragilizam sua lógica e ação, demonstraram sua relevância e centralidade no âmbito da saúde.

Seja pelas experiências em curso no contexto nacional, seja pelas experiências internacionais, torna-se cada vez mais importanteo papel daatenção primária enquanto garantia da equidade e eficiência no cuidado e resposta consistente às situações de saúde da população.

Em meio a isso, a comunidade cientifica e profissional demonstra sua capacidade em gerar informações e reflexões contributivas a uma APS forte e resolutiva e os artigos aqui presentes demonstram isso.

O primeiro deles traz uma contribuição internacional que discute o impacto da pandemia da Covid-19e seus efeitos sobre a APS, comparando três estágios sucessivos: a situação pré-pandêmica, a resposta à pandemia e o possível cenário pós-pandêmico.

O segundo artigo discute a validação e uso de painéis de indicadores de desempenho no SUS aplicados aos resultados de unidades de Atenção Primária à Saúde.

O terceiro artigo analisa as contribuições e avanços da telessaúde no campo da enfermagem na APS durante a pandemia da COVID-19.O quarto artigo examinaos atributos essenciais e derivados da APS na perspectiva dos cirurgiões-dentistas que atuam na saúde bucal de Florianópolis, Santa Catarina.

Os artigos seguintes trazem quatro relatos de experiência, onde são evidenciadas situações cotidianas de grande relevância na atuação da APS. Nesta linha, o quinto artigo narra o processo de (re)estruturação do trabalho naAPSmediado pelo telemonitoramento em Recife, Pernambuco.

O sexto artigo apresenta uma experiencia do Residência Multiprofissional em Saúde da Famíliana implantação de ações de telemonitoramentoem usuários suspeitos ou confirmados com covid-19,em Recife, Pernambuco.

O sétimo artigo aborda os métodos de prevenção à gravidez e às infecções sexualmente transmissíveis emuma Unidade Básica de Saúde. Por fim, o oitavo artigo apresenta a experiência de implementação da linha de cuidado aos portadores de feridas crônicasem uma unidade da atenção de Salvador, Bahia, entre 2020 e2022.

Com este novo número, a comunidade da Atenção Primária à Saúde dá mais uma prova de seu engajamento e interesse no debate construtivo e propositivo, que atue cada vez mais no fortalecimento de uma saúde de qualidade para todos e todas. Neste contexto , a APS em Revista representa o espaço por excelência da divulgação de estudos e experiências que expressam a capacidade de diálogo e respeito imprescindíveis a uma sociedade solidária e consciente.

Os editores,

Allan Claudius Queiroz Barbosa (IEAT/FACE/UFMG) Editor Responsável, Aluísio Gomes da Silva Júnior (ISC/UFF), Ayelene Bousquat (FSP/USP), Elaine Thumé (UFPel), Fabrício Silveira (Fiocruz-Minas e UFMG), Editor Adjunto, Fúlvio Borges Nedel (UFSC), Nelson Filice de Barros (UNICAMP), Renato Tasca (Médico e Consultor)

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: