Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Agenda Estratégica de Pesquisa em APS 2023

Apresentação

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rede APS/ABRASCO) apresenta eixos prioritários e temas para uma Agenda Estratégica de Pesquisa Rede APS 2023, reafirmando seu compromisso ético-político com a produção de conhecimento implicado com o Sistema Único de Saúde (SUS) em defesa da Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado, tal como estabelece a Constituição Federal de 1988, a ‘Constituição Cidadã’, produto das lutas políticas pela redemocratização no país.

A agenda é uma elaboração coletiva dos pesquisadores e entidades que compõem a Rede APS,  produto de amplo debate conduzido pelo seu Comitê Gestor. Insere-se no processo de institucionalização da avaliação da APS no país, com iniciativas robustas e abrangentes desde 2003, incorporando aprendizados de diversos processos anteriores de avaliação externa com análises de resultados e formulação de recomendações para a gestão do SUS.

A pesquisa avaliativa em APS é um componente essencial para a definição objetiva e criteriosa de seu desempenho, sua situação e carências, trazendo enormes potencialidades para orientar a elaboração de tanto políticas mais efetivas e eficientes quanto mais singulares, respondendo às diversas realidades existentes em nosso país e às distintas necessidades populacionais para enfrentar desigualdades. Ademais, é preciso conhecer o alcance e a profundidade do desmonte da Estratégia Saúde da Família ocorrido no último governo.

A presente agenda de pesquisa integra a agenda política estratégica da Rede APS  para uma APS integral, resolutiva, territorial e comunitária, integrada na rede SUS (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/07/e-book.pdf ).

Dirige-se às instâncias gestoras do SUS em seus diferentes níveis, às agências de fomento científico e tecnológico, às instituições de pesquisa e de ensino superior e entidades representativas setoriais, bem como ao conjunto de pesquisadores e profissionais de saúde.  Visa construir perguntas e estratégias investigativas que subsidiem a tomada de decisões na condução das políticas de fortalecimento e qualificação da APS no SUS.

 

Clique aqui para ter acesso a Agenda

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: