Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Ministério da Saúde abre período para Manifestação de Interesse do gestor municipal em participar do Censo das Unidades Básicas de Saúde do SUS

O Ministério da Saúde anuncia a abertura para manifestação de interesse do gestor municipal em participar do Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBS), marcando a retomada do diagnóstico dessas unidades após 12 anos. A iniciativa visa atualizar o diagnóstico das condições de infraestrutura, equipamentos e oferta de serviços para aprimorar a Atenção Primária à Saúde do SUS.

O módulo especial no e-Gestor ficará disponível para manifestação de interesse dos gestores municipais no período de 06/05/2024 a 02/06/2024.

O Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde tem como objetivo principal aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e fortalecer os programas de investimento da Atenção Primária à Saúde (APS), garantindo que as necessidades dos usuários sejam plenamente atendidas.

O Censo visa identificar as demandas e desafios enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores das UBS e gestores locais, e orientar soluções para os principais gargalos que impedem o acesso, a qualidade e a integralidade dos serviços prestados na APS.

O censo irá coletar dados referentes à composição das equipes de APS, condições de infraestrutura, saúde digital, acesso a métodos diagnósticos e medicamentos, e a promoção da saúde por meio de ações intersetoriais e comunitárias. Também incluirá a saúde bucal, a atuação dos agentes comunitários de saúde, e a coordenação do cuidado integrado à rede de atenção.

Contando com a participação de aproximadamente 50 mil UBS, o censo será realizado por meio de um questionário online na plataforma e-Gestor AB. A mobilização para a coleta de dados contará com o apoio de uma vasta rede de colaboradores, incluindo Conasems, Conass, Rede APS e do Ministério da Saúde.

O desenvolvimento do censo foi construído por meio de quatro oficinas nacionais de trabalho e um Seminário Nacional de Avaliação, que contou com a participação de entidades como Conass, Conasems, IPEA, CNS, OPAS e Abrasco. Esse esforço colaborativo é fundamental para garantir que as estratégias de alocação de recursos e os programas de investimento sejam efetivamente focados na melhoria contínua da APS.

A adesão ao Censo das UBS é voluntária e a participação do município não está vinculada a incentivo financeiro. Ressalta que a adesão ao Censo é fundamental para todos os municípios, pois irá proporcionar uma base sólida para decisões informadas que impactarão positivamente a saúde de milhões de brasileiros. As UBS que participarem estarão na vanguarda do esforço nacional para elevar o padrão da atenção à saúde no SUS no Brasil, promovendo um futuro mais saudável e equitativo para todos.

A partir do dia 3 de junho, o Censo estará aberto para as respostas ao questionário online por um profissional de saúde de cada UBS em conjunto com sua equipe. A participação das trabalhadoras e trabalhadores de cada UBS é imprescindível e a resposta precisa sobre as condições e ações de sua UBS é fundamental para o sucesso da iniciativa e aprimoramento das políticas de APS

O censo busca estimular uma cultura de avaliação e planejamento nas UBS, permitindo que as equipes utilizem dados, informações e evidências para reorganizar seus processos de trabalho. Com isso, espera-se superar desafios, oferecendo um conjunto de recomendações estratégicas para aprimorar os e serviços de APS.

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário