Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Arquivo Mensal junho 2024

Censo Nacional das UBS

O Ministério da Saúde e os conselhos nacionais de secretarias municipais e secretários estaduais de Saúde (Conass e Conasems) aprovaram, em reunião tripartite, a realização de um Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS. O Censo das UBS foi programado para o período de 3 de junho a 31 de julho, com preenchimento do questionário on line via plataforma e-Gestor APS. O objetivo é coletar dados atualizados sobre as condições das UBS em todo o Brasil. 

 

O censo também vai permitir identificar problemas no acesso e na qualidade dos serviços, avaliar a infraestrutura, os equipamentos e os insumos disponíveis, e promover uma cultura de avaliação e planejamento pelos gestores locais, regionais, estaduais e federal. Esses dados serão fundamentais para direcionar investimentos e recursos de forma mais eficiente, e para oferecer recomendações que melhorem os programas e serviços de saúde. Os resultados do Censo das UBS só serão divulgados em 2025.


Para apoiar os gestores e profissionais de saúde respondentes do Censo das UBS, o Ministério da Saúde preparou, com apoio da Rede de Pesquisa em APS/Abrasco, uma série de materiais para esclarecer dúvidas. Todos os materiais do Censo das UBS podem ser utilizados em oficinas nos municípios para que os respondentes do Censo possam participar deste momento da APS, com maior propriedade.

 

Vídeos passo a passo: o Ministério da Saúde produziu quatro vídeos que instruem a navegação na plataforma e-Gestor APS para explicar como fazer a manifestação de interesseo cadastro do respondente do Censo das UBSpara detalhar as informações disponíveis no painel do gestor e para mostrar como é o acesso do respondente ao questionário.

 

Manual de Orientações: outro material técnico de apoio para a operacionalização do Censo é o Manual de Orientações – Utilizando o Sistema do Censo Nacional das UBS (passo a passo) e o Instrutivo de preenchimento do questionário, que tem o objetivo de orientar o preenchimento das respostas e apoiar os respondentes. 

 

FAQ – Perguntas e Respostas sobre o questionário do Censo das UBS

 Instrutivo Preenchimento do Questionário do Censo UBS

Passo a Passo do Censo via Rede APS

Questionário do Censo das UBS

Disque Censo

Este canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (horário de Brasília), por meio das seguintes opções:

  • E- mail (censodasubs@saude.gov.br).
  • Telefone e WhatsApp (+55 11 3061-7965); e

Mobilização Institucional

Secretarias municipais e estaduais de saúde, Cosems, Conasems, Conass e instituições parceiras estão mobilizados para divulgar o Censo das UBS. Para participar desta mobilização, todos os materiais acima estão disponíveis para download e para compartilhar em suas redes (pessoal e institucional), utilizar em oficinas com os profissionais respondentes e mobilizar a rede de APS em seu município.

Acesse nosso Instagram e compartilhe nossos posts

https://www.instagram.com/rede_aps/ ou clique aqui.

    Censo das UBS no Amazonas

    Todos os 62 municípios do Amazonas manifestaram interesse no Censo das UBS logo no início de junho. Para mobilizar todos os gestores municipais de saúde do Estado de maior extensão territorial do Brasil, há grande mobilização entre pesquisadores, diretoria do Cosems, da secretaria estadual de saúde e os profissionais de saúde e gestores municipais.


    Segundo o professor da Escola de Enfermagem da Universidade do Amazonas, Esron Rocha, coordenador estadual do Censo das UBS pela Rede de Pesquisa em APS da Abrasco, a meta é responder ao questionário do Censo das UBS até o fim de julho, com a mesma responsabilidade demonstrada na fase anterior.

    Para apoiar nesta tarefa, o Ministério da Saúde preparou os seguintes materiais técnicos:

    📹 Vídeos instrutivos:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL_rQTI99G4P9RVCnl7xZsWXkq_kBFWFBX

    📖 Manual de Orientações:
https://sisapsdoc.saude.gov.br/Censo-ubs

    Instrutivo Preenchimento do Questionário do Censo UBS
    https://apsredes.org/wp-content/uploads/2024/06/Manual-instrutivo-Censo-20_6.pdf

    Questionário do Censo das UBS
    https://apsredes.org/wp-content/uploads/2024/06/Questionario-censo-20_6.pdf


    Disque Censo
    Este canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (horário de Brasília), por meio do nosso telefone (para ligação e whatsapp) ou nosso email:

    Fone e WhatsApp = + 55 (11) 3061-7965

    E-mail: censodasubs@saude.gov.br

    Censo das UBS no Distrito Federal

    Para realizar o Censo das UBS no Distrito Federal, a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS) da SES do Distrito Federal, Sandra Araújo, explica que a rede de atenção foi sensibilizada para participar desta jornada. Foram realizadas reuniões com as equipes nas regionais e locais de saúde para apresentar o Censo na plataforma e-Gestor, e também foi enfatizada a importância das respostas corresponderem com a realidade das unidades básicas.

    De 175 UBS, 80 delas já iniciaram as respostas ao Censo e a expectativa é de que todas concluam o Censo das UBS até fim de julho, prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

    Para apoiar nesta jornada, o Ministério da Saúde preparou os seguintes materiais técnicos:

    📹 Vídeos instrutivos:https://www.youtube.com/playlist?list=PL_rQTI99G4P9RVCnl7xZsWXkq_kBFWFBX

    📖 Manual de Orientações:
https://sisapsdoc.saude.gov.br/Censo-ubs

    Instrutivo Preenchimento do Questionário do Censo UBS: https://apsredes.org/wp-content/uploads/2024/06/Manual-instrutivo-Censo-20_6.pdf

    Questionário do Censo das UBS: https://apsredes.org/wp-content/uploads/2024/06/Questionario-censo-20_6.pdf


    Disque Censo
    Este canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (horário de Brasília), por meio do nosso telefone (para ligação e whatsapp) ou nosso email:

    Fone e WhatsApp = + 55 (11) 3061-7965
    E-mail: censodasubs@saude.gov.br

    Rede APS divulga a Live sobre tudo o que você precisa sobre o Censo Nacional das UBSs e a Sessão Especial do Observatório do SUS com o tema de desafios da APS no Brasil

    Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde esclarece dúvidas sobre o Censo das UBS em live da Abrasco dia 27 de junho

    Representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) vão participar da live “Tudo o que você precisa saber sobre o Censo Nacional das UBS: perguntas e respostas”, organizada pela Rede de Pesquisa em APS, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que apoia a iniciativa. A live será transmitida no canal TV Abrasco/Youtube, no dia 27 de junho, às 17h. As perguntas devem ser enviadas pelo chat do canal.

    Quase 100% dos municípios manifestaram interesse em participar do Censo das UBS. Aberto na plataforma e-Gestor APS até o fim de julho, o Censo vai realizar amplo diagnóstico da atenção prestada nas quase 50 mil UBS do país, assim como levantar informações sobre as condições de infraestrutura, equipamentos, processo de trabalho dos profissionais de saúde e demais ações realizadas no atendimento à saúde da comunidade.

    A SAPS recomenda ao gestor municipal que indique como respondentes do Censo das UBS, gerentes e/ou profissionais de saúde que trabalhem nas unidades, para que as respostas sejam fidedignas à realidade. O resultado do Censo das UBS será divulgado em 2025 e vai subsidiar a distribuição de recursos federais no financiamento do setor Saúde.

    🤝 A Rede de Pesquisa em APS convida os profissionais de saúde e os gestores (as) para tirarem dúvidas diretamente com os assessores técnicos da SAPS.

    Agende-se!

    🗓️ Dia 27 de junho, às ⏰ 17h.

    📺 Link para assistir a Live no Canal da TV ABRASCO: https://youtube.com/live/Of7Y8L7xDCg?feature=share

    Observatório do SUS promove debate sobre os desafios da APS no Brasil e as Políticas Nacionais do Ministério da Saúde

    O Observatório do SUS da ENSP vai promover, no dia 28 de junho, sexta-feira, às 9h, a sessão especial  “Os desafios da Atenção Primária à Saúde no Brasil e as Políticas Nacionais do Ministério da Saúde”

     

    A conferência será ministrada pelo Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), Felipe Proenço, e contará com a participação de Maria Conceição de Souza Rocha (Presidente do COSEMS-RJ) e de Ligia Giovanella (Pesquisadora titular da ENSP/Fiocruz), como debatedoras. 

     

    O evento será realizado no Auditório Térreo da Escola e contará com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube. 🗓️ Reserve a data e participe!

     

    📺 Link para assistir à transmissão no canal da ENSP: https://www.youtube.com/@enspcci/ 

     

    Ministério da Saúde esclarece dúvidas sobre o Censo das UBS em live da Abrasco dia 27 de junho

    Representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) vão participar da live “Tudo o que você precisa saber sobre o Censo Nacional das UBS: perguntas e respostas”, organizada pela Rede de Pesquisa em APS, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que apoia a iniciativa. A live será transmitida no canal TV Abrasco/Youtube, no dia 27 de junho, às 17h. As perguntas devem ser enviadas pelo chat do canal.

    Quase 100% dos municípios manifestaram interesse em participar do Censo das UBS. Aberto na plataforma e-Gestor APS. até o fim de julho, o Censo vai realizar amplo diagnóstico da atenção prestada nas quase 50 mil UBS do país, assim como levantar informações sobre as condições de infraestrutura, equipamentos, processo de trabalho dos profissionais de saúde e demais ações realizadas no atendimento à saúde da comunidade.

    A SAPS recomenda ao gestor municipal que indique como respondentes do Censo das UBS, gerentes e/ou profissionais de saúde que trabalhem nas unidades, para que as respostas sejam fidedignas à realidade. O resultado do Censo das UBS será divulgado em 2025 e vai subsidiar a distribuição de recursos federais no financiamento do setor Saúde.

    A Rede de Pesquisa em APS convida os profissionais de saúde e os gestores (as) para tirarem dúvidas diretamente com os assessores técnicos da SAPS.

    Agende-se! Dia 27 de junho, às 17h.
    Canal TV Abrasco – https://www.youtube.com/user/tvabrasco

    Piauí está mobilizado para responder o Censo das UBS até 30 de julho

    A presidente do Cosems do Piauí, Leopoldina Cipriano, está mobilizando os 224 municípios para que respondam o Censo Nacional das UBS, até o fim de julho. Para isso, ela conta uma rede de apoiadores, entre eles o coordenador estadual do Censo da Rede de Pesquisa em APS da Abrasco, Vinicius Oliveira.

    Piauí foi um dos primeiros estados onde 100% dos gestores de saúde municipais manifestaram interesse ao Censo.

    Para apoiar os municípios, o Ministério da Saúde preparou os seguintes materiais técnicos:

    📹 Vídeos instrutivos:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL_rQTI99G4P9RVCnl7xZsWXkq_kBFWFBX

    📖 Manual de Orientações:
https://sisapsdoc.saude.gov.br/Censo-ubs

    Instrutivo Preenchimento do Questionário do Censo UBS
    https://apsredes.org/wp-content/uploads/2024/06/Manual-instrutivo-Censo-20_6.pdf

    Questionário do Censo das UBS
    https://apsredes.org/wp-content/uploads/2024/06/Questionario-censo-20_6.pdf

    Disque Censo
    Este canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (horário de Brasília), por meio do nosso telefone (para ligação e whatsapp) ou nosso email:

    Fone e WhatsApp = + 55 (11) 3061-7965

    E-mail: censodasubs@saude.gov.br

    Secretaria de Saúde da Bahia e Cosems juntos pela operacionalização do Censo das UBS

    A secretária estadual de Saúde da Bahia, Roberta Santana, e o vice-presidente do Cosems da Bahia, Valmor Félix, fazem um chamado para que os gestores municipais e profissionais de saúde respondam ao questionário do Censo das UBS até fim de julho.

    Bahia foi um dos primeiros estados onde 100% dos municípios manifestaram interesse ao Censo. Agora é a hora de responder o questionário.

    Para apoiar os municípios, o Ministério da Saúde preparou os seguintes materiais técnicos:

    📹 Vídeos instrutivos:
    https://www.youtube.com/playlist?list=PL_rQTI99G4P9RVCnl7xZsWXkq_kBFWFBX

    📖 Manual de Orientações:
    https://sisapsdoc.saude.gov.br/Censo-ubs

    Instrutivo Preenchimento do Questionário do Censo UBS
    https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Questionario-CENSO-UBS-2024-1.pdf

    Confira a apresentação do Censo das UBS realizada para rede Conasems-Conass

    Na sexta-feira (14/06), a rede CONASEMS-COSEMS, as coordenações da Atenção Primária à Saúde das Secretarias Estaduais de Saúde, representantes do CONASS, da Rede de Pesquisa em APS/Abrasco e a equipe da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), participaram de reunião para esclarecer dúvidas sobre o questionário do Censo Nacional das UBS.

    Veja a apresentação

    APS Censo UBS 2024 – V4 – 20Jun24

    Em Serra, no Espírito Santo, profissionais das 40 UBS já respondem ao Censo das UBS

    As 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Serra, no Espírito Santo, começaram a responder o Censo das UBS. Para a Gerência da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde de Serra/ES, o questionário é uma ferramenta potente de educação permanente para apoiar as equipes na melhoria da atenção prestada na comunidade. A demanda conta com o apoio do assessor técnico do Cosems/ES, Stanley Fonseca, do apoiador da Rede APS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Tiago Sarti, além da equipe das secretarias estadual e da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS).

     

    A Gerência de APS em Serra orienta que o questionário do Censo seja conduzido pelo gestor local, de cada unidade de saúde, direcionando os módulos das perguntas para preenchimento pelos grupos de profissionais.

    “Nós, enquanto referência técnica da APS, participamos do projeto piloto do Censo com a UBS de Vista da Serra, realizado in loco o preenchimento do questionário junto à gestora e alguns membros da equipe. Estamos apoiando as demais 39 UBS através de reuniões presenciais e/ou online para esclarecimentos, quando necessário, de algumas questões. Orientamos a discussão coletiva de acordo com os módulos do Censo, para que a equipe reflita sobre os processos de trabalho e faça uma auto avaliação do que está sendo executado e em quais fluxos podem repensar o cuidado visando melhoria do serviço prestado à comunidade”, explica a enfermeira Luciana Troccoli, do Núcleo de Avaliação e Controle da eSF da Gerência de APS da SMS de Serra/ES.

     

    No piloto, Luciana Troccoli diz que foram necessárias adaptações ao questionário, visando garantir maior visibilidade dos serviços ofertados nas UBS do município. “Solicitamos alguns ajustes nas opções de respostas junto ao Ministério da Saúde que foram prontamente acatadas. Por exemplo, a inserção de informações das equipes de saúde bucal que não estão inseridas em eSB. Em relação ao porte das UBS, recorremos à Portaria Nº 340/GM/MS, de 04 de março de 2013, para calcular aproximadamente o tamanho de unidades de saúde antigas de acordo com os ambientes, para responder uma das questões postas”, explica Luciana Troccoli.

     

    A colaboração do município de Serra-ES foi essencial para os ajustes necessários ao instrumento de coleta de dados do censo das UBS. Com apoio do Cosems/ES, foi possível realizar o piloto do Censo no município e aperfeiçoar o processo do Censo Nacional das UBS. 

     

    Fluxos na APS pós Pandemia

     

    Para Luciana Troccoli, o momento do Censo das UBS é oportuno porque vem após uma pandemia de Covid-19, onde a APS teve que se adaptar à nova realidade naquele momento e passar por uma reorganização para atender as demandas ocasionadas pela pandemia, e depois, na pós pandemia, reorganizar os processos de fluxos de trabalho retomando o acompanhamento dos munícipes em sua longitudinalidade.

     

    “O questionário do Censo nos permite avaliar os fluxos de processos de trabalho vigentes, retomando o acompanhamento longitudinal dos munícipes, através dos protocolos instituídos na APS e nos demais setores da Secretaria de Saúde. Por exemplo, os fluxos de atendimento dos programas de hiperdia, saúde da criança, saúde da mulher bem como  as possíveis urgências, o acompanhamento compartilhado de pacientes no território em tratamento com especialistas, como pacientes com tuberculose, hanseníase, entre outros programas”, explica a enfermeira. “A forma de cuidar da saúde mudou durante a pandemia e muitos usuários ainda não voltaram para as UBS. Precisamos resgatar o vínculo dessas pessoas com os profissionais de saúde, especialmente, aquelas com doenças crônicas”, aponta.

     

    Devido a esta reflexão que o Censo proporciona para as equipes das UBS, Luciana Troccoli sugere que o prazo de resposta ao questionário possa ser diferenciado considerando o porte do município e/ou o número de equipamentos de saúde na APS. Ainda assim, a enfermeira está confiante que o município de Serra realizará a tarefa no prazo estabelecido. “Para mim, o Censo proporcionou estar ainda mais próxima das equipes. É oportuna essa reflexão para a melhoria da nossa Atenção Primária à Saúde”, finaliza Luciana Troccoli. 

     

     APS em Serra/ES
    65 equipes de Saúde da Família (eSF)
    53 equipes de Atenção Primária (eAP)
    26 equipes de Saúde Bucal (eSB)
    01 consultório de rua
    10 e-Multi
    01 USB de área rural (itinerante)

     

    Fonte: Rede de Pesquisa em APS/Abrasco

    Foto: SMS Serra/ES