Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Censo das UBS terá painéis públicos de monitoramento

Na live, organizada pela Rede de Pesquisa em APS/Abrasco, profissionais da saúde de todo país esclareceram dúvidas sobre a plataforma do Censo das UBS.  A live realizada, no canal da TV Abrasco, no dia 27/ de junho também trouxe novidades sobre o sistema. “Na primeira semana de julho, teremos um painel público na plataforma e-Gestor APS que vai permitir acompanhar quais UBS já responderam ao Censo, selecionadas por estado e município. A medida dará mais transparência e vai apoiar os gestores no monitoramento”, destacou a técnica da  Coordenação-Geral de Programação de Financiamento da  Secretaria de Atenção Primária à Saúde (CGFAP/SAPS/MS), Elisandréa Kemper.

 

Elisandréa Kemper, assegurou que o prazo de encerramento do Censo das UBS será 31 de julho. “Não há pactuação entre o Ministério da Saúde, Conass e Conasems para que esse prazo seja prorrogado. Nós estamos trabalhando com a data de 31 de julho para encerrar o acesso ao questionário”, disse Kemper. Porém, ela esclareceu que apenas os municípios do Rio Grande do Sul terão acesso estendido ao questionário até 30 de setembro, devido à situação emergencial do Estado.

 

A técnica da CGFAP/SAPS/MS, Joyce Monteiro, fez o passo a passo navegando no sistema e-Gestor APS. “O sistema é vinculado ao portal gov.br o que traz mais segurança na proteção dos dados”, assegurou. Sobre dúvidas de como cadastrar o Respondente do Censo, Joyce Monteiro disse que essa permissão é feita pelo coordenador da APS ou pelo gestor municipal cadastrado no e-Gestor APS. Segundo ela, o ideal é que cada UBS tenha o seu Respondente.

 

Elaine de Oliveira, técnica da Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, explicou que o sistema do Censo das UBS na plataforma e-Gestor APS vem sofrendo instabilidades devido a atualização para gerar os painéis de acompanhamento. “Estávamos realizando testes dos dados individualizados a nível de município, o que gera a instabilidade”, disse.

 

A pesquisadora da Rede de Pesquisa em APS da Abrasco, Lígia Giovanella, moderadora da live, divulgou ainda aos profissionais da APS que o Ministério da Saúde produziu vários materiais instrutivos para apoiar os profissionais. Na oportunidade, foi apresentado o documento com Perguntas e Respostas sobre o Censo das UBS (FAQ do Censo). Os materiais estão disponíveis em https://redeaps.org.br/informativos-e-noticias/noticias/censo-nacional-das-ubs/12866/

 

Fonte – Rede de Pesquisa em APS (redeaps.org.br)

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário