Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Sobre o Censo Nacional das UBS do SUS

Diagnóstico Nacional das Condições de Infraestrutura e Oferta de Serviços na Atenção Primária à Saúde (APS)

O Censo Nacional das UBS 2024 tem como objetivo realizar um diagnóstico abrangente das condições de infraestrutura e da oferta de ações e serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS. Esta é uma iniciativa crucial para o fortalecimento da APS, permitindo identificar a realidade local no país em termos de infraestrutura, composição das equipes, disponibilidade de métodos diagnósticos e medicamentos, incorporação de tecnologias digitais, escopo de práticas das equipes e outros aspectos relevantes para a qualidade e eficiência da APS no SUS.

O instrumento de coleta de dados do Censo das UBS reflete, em suas dimensões e componentes, os princípios do SUS, os atributos da APS e, principalmente, as diretrizes da Estratégia Saúde da Família. Espera-se que, a partir dos resultados obtidos, sejam identificados elementos essenciais para investimentos em infraestrutura, processos organizacionais e educação permanente, orientando e apoiando os gestores nacionais, estaduais e municipais no planejamento das ações de saúde e na formulação de políticas públicas em APS.

O Censo está sendo realizado através de um questionário eletrônico online, a ser respondido pelo responsável pela Unidade Básica de Saúde, com o apoio de suas equipes. O levantamento abrange mais de 50 mil UBS atualmente cadastradas no CNES.

A realização do Censo das UBS possibilitará um diagnóstico preciso das condições das Unidades Básicas de Saúde em todo o país. O último censo foi realizado em 2012, ou seja, há 12 anos. Este novo censo permitirá identificar os potenciais e as fragilidades da nossa atenção básica no SUS, fornecendo informações atualizadas e sistematizadas sobre a realidade assistencial da APS, orientando políticas de investimento e de educação permanente, e informando o planejamento de ações e estratégias pelos gestores federais, estaduais e municipais para aprimorar a atenção aos usuários do SUS.

A efetivação do censo depende da participação ativa dos profissionais de cada UBS. É fundamental o envolvimento e apoio dos profissionais de todas as UBS neste processo. O censo visa identificar as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras das UBS, e espera-se que os resultados impactem positivamente no cotidiano de trabalho de cada profissional.