Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Arquivo Mensal maio 2024

1º Seminário da Rede APS de 2024 – Censo Nacional das UBS do SUS: diagnóstico nacional das condições de infraestrutura e oferta de ações e serviços na APS

1º Seminário da Rede APS de 2024

 Censo Nacional das UBS do SUS: diagnóstico nacional das condições de infraestrutura e oferta de ações e serviços na APS

 

WhatsApp Image 2024-05-27 at 10.16.03.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Atenção Primária de Atenção Primária à Saúde (SAPS/Ministério da Saúde) e Rede APS da Abrasco promovem o 1º Seminário on-line de 2024 sobre o Censo Nacional das UBS do SUS, com transmissão pelo canal da TV Abrasco no dia 28 de maio, sexta-feira de 9h às 12h.

No Seminário, o Censo Nacional das UBS será apresentado em suas dimensões e componentes na perspectiva da institucionalização da avaliação da APS no SUS e serão discutidas estratégias para sua implementação. A perspectiva é impulsionar o processo de participação no censo que envolve a gestão do SUS nos âmbitos federal, estadual e municipal.

O Censo das UBS tem por objetivo fazer um diagnóstico nacional das condições de infraestrutura e oferta de ações e serviços na APS do SUS. Trata-se de uma importante estratégia para o fortalecimento da Atenção Primária, permitindo identificar a realidade local no país quanto as condições de infraestrutura, composição das equipes, disponibilidade de métodos diagnósticos e medicamentos, incorporação de tecnologias digitais, escopo de práticas das equipes, e outros aspectos relevantes para a qualidade e eficiência da APS no SUS. 

O instrumento de coleta de dados do Censo das UBS expressa nas suas dimensões e componentes os princípios do SUS, os atributos da APS e principalmente as diretrizes da Estratégia Saúde da Família.

Espera-se que, a partir dos resultados do Censo das UBS, seja possível indicar elementos essenciais para investimentos em infraestrutura, processos organizacionais e de educação permanente, orientando e apoiando os gestores nacionais, estaduais e municipais nos processos de planejamento das ações de saúde e de formulação políticas públicas em APS.

O Censo será realizado por meio de um questionário eletrônico on-line, a ser respondido pelo responsável pela Unidade Básica de Saúde. Contempla as mais de 50 mil UBS atualmente cadastradas no CNES.

 

Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LnkqTYC8fIY&t=9s

 

 Programação:

 Mesa de abertura

Julio Pedroza –  Coodenador de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde, OPAS- Brasil

Shirley Morales – Representante – CNS

Rosana Onocko – Presidente da Abrasco

 

Apresentações

Censo Nacional da UBS – Felipe Proenço – Secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS)

Perspectivas do Conasems – Cristiane Martins Pantaleão – Conasems

Perspectivas do Conass – Maria José de Oliveira Evangelista – Conass

Luiz Augusto Facchini – UFPel / Rede APS

 

Coordenação: Ligia Giovanella (CEE Fiocruz/ Rede APS)

 

Manifestações das Entidades

Jacinta de Fatima Sena da Silva – Presidente ABEn

Helenita Corrêa Ely – Presidente Abrasbuco

Franklin Delano Soares Fortes – Comissão de Ensino ABENO

Isabella Koster – Diretora Científica Abefaco

Maria Inez Padula Anderson – Diretoria Científica e de Desenvolvimento Profissional Contínuo SBMFC

Leticia Oliveira de Menezes – ABEM

 

Confira os Boletins de divulgação do Seminário:

Boletim Rede APS – Censo Nacional das UBS do SUS – Divulgação

Boletim 20maio24 – 1o Seminário Rede APS 2024

Censo – Conass – 13052024 (2)

Boletim 3jun24 – Rede APS (1)

CENSO DAS UBS PASSO A PASSO MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE (1)

CENSO DAS UBS PASSO A PASSO CADASTRO DO RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA CENSO APS

Passo_a_passo_Indicação_dos_respondentes

Manual_Instrutivo_Censo_Nacional_UBS

Instrumento_Censo_Nacional_UBS

 

Ministério da Saúde abre período para Manifestação de Interesse do gestor municipal em participar do Censo das Unidades Básicas de Saúde do SUS

O Ministério da Saúde anuncia a abertura para manifestação de interesse do gestor municipal em participar do Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBS), marcando a retomada do diagnóstico dessas unidades após 12 anos. A iniciativa visa atualizar o diagnóstico das condições de infraestrutura, equipamentos e oferta de serviços para aprimorar a Atenção Primária à Saúde do SUS.

O módulo especial no e-Gestor ficará disponível para manifestação de interesse dos gestores municipais no período de 06/05/2024 a 02/06/2024.

O Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde tem como objetivo principal aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e fortalecer os programas de investimento da Atenção Primária à Saúde (APS), garantindo que as necessidades dos usuários sejam plenamente atendidas.

O Censo visa identificar as demandas e desafios enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores das UBS e gestores locais, e orientar soluções para os principais gargalos que impedem o acesso, a qualidade e a integralidade dos serviços prestados na APS.

O censo irá coletar dados referentes à composição das equipes de APS, condições de infraestrutura, saúde digital, acesso a métodos diagnósticos e medicamentos, e a promoção da saúde por meio de ações intersetoriais e comunitárias. Também incluirá a saúde bucal, a atuação dos agentes comunitários de saúde, e a coordenação do cuidado integrado à rede de atenção.

Contando com a participação de aproximadamente 50 mil UBS, o censo será realizado por meio de um questionário online na plataforma e-Gestor AB. A mobilização para a coleta de dados contará com o apoio de uma vasta rede de colaboradores, incluindo Conasems, Conass, Rede APS e do Ministério da Saúde.

O desenvolvimento do censo foi construído por meio de quatro oficinas nacionais de trabalho e um Seminário Nacional de Avaliação, que contou com a participação de entidades como Conass, Conasems, IPEA, CNS, OPAS e Abrasco. Esse esforço colaborativo é fundamental para garantir que as estratégias de alocação de recursos e os programas de investimento sejam efetivamente focados na melhoria contínua da APS.

A adesão ao Censo das UBS é voluntária e a participação do município não está vinculada a incentivo financeiro. Ressalta que a adesão ao Censo é fundamental para todos os municípios, pois irá proporcionar uma base sólida para decisões informadas que impactarão positivamente a saúde de milhões de brasileiros. As UBS que participarem estarão na vanguarda do esforço nacional para elevar o padrão da atenção à saúde no SUS no Brasil, promovendo um futuro mais saudável e equitativo para todos.

A partir do dia 3 de junho, o Censo estará aberto para as respostas ao questionário online por um profissional de saúde de cada UBS em conjunto com sua equipe. A participação das trabalhadoras e trabalhadores de cada UBS é imprescindível e a resposta precisa sobre as condições e ações de sua UBS é fundamental para o sucesso da iniciativa e aprimoramento das políticas de APS

O censo busca estimular uma cultura de avaliação e planejamento nas UBS, permitindo que as equipes utilizem dados, informações e evidências para reorganizar seus processos de trabalho. Com isso, espera-se superar desafios, oferecendo um conjunto de recomendações estratégicas para aprimorar os e serviços de APS.

 

 

 

 

APS em Revista inicia modelo de publicação em fluxo contínuo

A APS em Revista comunica a integração da Profa Maria Turci como co-editora e informa que está iniciando o modelo de publicação em fluxo contínuo, visando garantir agilidade na publicação de artigos.

O sistema de submissão e avaliação dos artigos permanece o mesmo. A diferença está na forma com que os artigos serão disponibilizados à comunidade. Antes de iniciar o processo, a APS em Revista tinha periodicidade quadrimestral, ou seja, os artigos eram disponibilizados apenas quando a revista fechava uma edição a cada três vezes ao ano. Agora, uma vez que o artigo tenha sido aprovado para publicação, ele será imediatamente disponibilizado no site da revista, isto traz agilidade para as publicações. Algumas questões técnicas serão facilmente resolvidas para aumentar a devolutiva e divulgação dos artigos à comunidade.