Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Apoio Matricial nas ações de Alimentação e Nutrição: visão dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família de Manguinhos, Rj

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Para aumentar a abrangência de suas ações, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formado por profissionais de diversas especialidades, cujas ações são baseadas nos conceitos de Apoio Matricial e Equipe de Referência. O presente estudo teve por objetivo conhecer os significados que os profissionais da ESF de Manguinhos atribuem ao Apoio Matricial, em especial na área de Alimentação e Nutrição, através de uma pesquisa qualitativa. A técnica de coleta de dados selecionada foi a entrevista semi-estruturada e para tratamento dos dados, a análise de conteúdo. Como vertente de análise e interpretação optou-se pelo Interacionismo Simbólico o qual estuda a construção dos significados atribuídos pelos sujeitos às suas atividades como produto da interação com seus pares. Os profissionais entenderam que o Apoio Matricial potencializa as ações da ESF e aumenta a resolutividade da APS.
Destacaram dificuldades iniciais como desconhecimento das competências dos
apoiadores e profissionais das equipes de referência. O excesso de atribuições apareceu
como limitante da ampliação do olhar sobre o processo saúde-doença. Como
consequência, influenciou a forma como acionavam o apoio matricial, sendo o maior
enfoque nas consultas conjuntas e esporádicas as ações coletivas e de prevenção. Ficou
evidente a ênfase das ações nos núcleos de conhecimento, dificultando assim a
interdisciplinaridade no cuidado à saúde. Apontaram que a prática do apoio tem sido uma construção coletiva no cotidiano de trabalho. As expectativas para o apoio nas ações de Alimentação e Nutrição foram: educação em saúde, ações intersetoriais e qualificação das equipes da ESF. Como considerações finais destaca-se que pensar e falar sobre o processo de trabalho é uma estratégia para propor coletivamente ações que potencializem o trabalho do apoio matricial na Atenção Básica. Propõe-se que o nutricionista desempenhe o papel de facilitador na organização da atenção nutricional priorizando a construção de uma agenda integrada e intersetorial, a partir das necessidades das equipes e comunidades. Espera-se contribuir com o processo de trabalho do apoio matricial das equipes de Manguinhos e de outras Unidades Básicas de Saúde.

Palavras-chave: Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Alimentação e Nutrição, apoio matricial, equipe de referência, pesquisa qualitativa.

Autor: Ana Lúcia de Magalhães Fittipaldi

Leia estudo- apoiomatricial

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: