Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra acontecerá em 13 de maio

A Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra (CNLSPN) acontecerá no dia 13 de maio, dia histórico de luta da população negra do Brasil.  A fim de contribuir com a discussão, o GT Racismo e Saúde da Abrasco promoveu o painel “O Impacto da Discriminação Racial na Saúde e a Primeira Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra”. 

O evento aconteceu no dia 28 de abril, e foi um diálogo entre Hilton Santos, coordenador do GT e professor da Universidade Federal do Pará,  e Mãe Nilce de Iansã, Iyá Egbé do Ilê Omolu Oxum, Coordenadora Nacional da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO).

“Sou uma mulher negra nascida e criada dentro de terreiro Quem conhece a dor do racismo religioso é o povo de terreiro. O racismo religioso é um Determinante Social de Saúde, nos adoece, nos mata”, afirmou Mãe Nilce. 

 A construção da Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra tem apoio oficial da Abrasco, e o objetivo é garantir que as questões de saúde da população negra estejam em evidência durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em julho. É mais uma forma de resistência e luta contra o racismo estrutural e pela implementação de um SUS universal e equânime. Saiba mais sobre a CNLSPN. 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: