Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

AbrES lança documento com alternativa para superação do programa Previne Brasil: propostas para alocação de recursos federais para APS

AbrES lança documento com ALTERNATIVA PARA SUPERAÇÃO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL: PROPOSTAS PARA ALOCAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS PARA APS que apresenta pressupostos e propostas para um novo modelo de transferências de recursos federais para o financiamento da Política Nacional de Atenção Básica, em substituição aos critérios definidos no Programa Previne Brasil, que teve início a partir do exercício de 2020 (Portaria MS nº 2.979/2019).

A estratégia de construção deste documento foi concebida e coordenada pela Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), sendo adotada a mesma metodologia de construção coletiva e participativa realizada em 2022 para o documento “Nova Política de Financiamento do SUS ”.

A partir desses debates realizados anteriormente, a ABrES iniciou uma nova rodada de reflexão temática sobre o financiamento do SUS sob a ótica alocativa. Para isso, a ABrES contou com a participação de representantes de outras entidades da reforma sanitária, como ABRASCO, IDISA, Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, Cosems/RJ, Rede de Pesquisa em APS e especialistas em gestão do SUS, que assim como a ABrES, sempre estiveram presentes na discussão e análise crítica do Programa Previne Brasil. Esse grupo de trabalho tem se reunido para contribuir com o debate democrático na construção de um modelo alternativo de financiamento federal para a Política Nacional de Atenção Básica.

Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.

Proposta Modelo Aloc AB em 2023

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: