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Comunidade de Práticas discute com seus usuários o PMAQ e a organização do processo de trabalho

Você tem alguma dúvida sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)? E sobre a organização do processo de trabalho nas equipes de Saúde da Família? Então, venha participar das salas de debates da Comunidade de Práticas que já estão abertas. Cadastre-se e venha debater esse assunto conosco.  O objetivo é fazer dessas salas de debates um lugar de troca de experiências sobre o PMAQ e sobre seus processos de trabalho. João Batista Cavalcante Filho, um dos moderadores, quer debater com os usuários da Comunidade de Práticas como o PMAQ tem mexido com a rotina de seu trabalho e de sua equipe, além de ajudar a esclarecer dúvidas e entender melhor o funcionamento do programa.
Rubem Borges Fialho Júnior, outro moderador, quer conhecer e estimular novas experiências e caminhos que busquem facilitar, qualificar e consolidar a Atenção Básica como porta de entrada do sistema de saúde.
Sala de Debate I – O que é o PMAQ?
A primeira sala de debate é “O que é o PMAQ?” que pretende discutir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Com o tema em forma de perguntas, essa sala tem como objetivo entender melhor esse importante e estratégico Programa. Para quê ele serve? Quais são as dúvidas? Em que o PMAQ pode ajudar na ampliação do acesso e na melhoria da qualidade dos serviços prestados no nível da atenção básica à saúde? Quais são os passos que conseguiu dar com o PMAQ? O que falta? O objetivo principal a ser alcançado pelos moderadores é ajudar os participantes da Sala de Debates a compreender melhor o PMAQ e implementá-lo em seu território de atuação.
Os moderadores dessa sala são:
João Batista Cavalcante Filho – médico Sanitarista e de Família e Comunidade. Atuou na Estratégia de Saúde da Familia nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe, além de ter atuado na gestão voltada para APS nos Estados de Sergipe e Bahia. Atualmente é professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Atua também como Facilitador da Comunidade de Práticas;
Rubem Borges Fialho Junior – médico Sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e também em Desenvolvimento Gerencial de Unidades de Saúde. É mestre em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Atualmente é Coordenador Distrital de Saúde em Campinas (SP) e docente do curso de Medicina da PUC-Campinas. Atua também como facilitador aqui na Comunidade de Práticas.
Sala de Debate II – Há uma tendência de utilizar o critério “Satisfação do Usuário” para avaliar os serviços prestados pelos profissionais do SUS. Você e sua equipe estão preparados para isso? Qual sua opinião sobre esse assunto?
O objetivo a ser alcançado com a discussão sobre esse tema é debatermos sobre a organização do processo de trabalho dentro das equipes, além da sua percepção individual e coletiva sobre o impacto que isto tem na satisfação do usuário com os serviços que lhe são ofertados.
Para moderar essa sala de debates, foram convidados:
Karen Athié – psicóloga, que trabalha como supervisora e preceptora nas práticas de matriciamento em saúde mental na UERJ. Ela é responsável pela organização do trabalho em saúde mental da equipe de alunos da Residência de Psiquiatria e Pós-graduação em Psicologia Médica no Ambulatório de Ensino e Especializado da Policlínica Piquet Carneiro – UERJ. Participa do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária – UERJ e é também facilitadora do grupo Babel e desta Comunidade de Práticas.
Paulo Navarro de Moraes – médico sanitarista, que atuou na Estratégia de Saúde da Família nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraíba e São Paulo. Atualmente é professor da Faculdade de Medicina da PUC Campinas. Atua também como facilitador da Comunidade de Práticas.

 Participe da comunidade de práticas pelo site http://atencaobasica.org.br/

 

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