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Qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família no município de Recife: a percepção dos usuários.

Autores: Renata Florêncio SantiagoI; Antonio da Cruz Gouveia MendesII; Gabriella Morais Duarte MirandaII; Petra Oliveira DuarteII; Betise Mery Alencar Sousa Macau FurtadoII; Wayner Vieira de SouzaII

Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos usuários com a qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família do Recife. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Recife, sendo entrevistados 939 usuários. Os usuários são predominantemente adultos jovens, do sexo feminino, casados, com baixo nível de escolaridade e donas de casa. Apresentam alto vínculo com as unidades, tendo-a como referência para o seu atendimento. Os resultados evidenciam a assistência à demanda programada. Os usuários apresentam maior satisfação com o trabalho dos profissionais e uma menor satisfação com as condições oferecidas pelas unidades. Quanto mais jovem e com mais escolaridade, maior a insatisfação com as condições oferecidas. Apresentaram grande insatisfação com o tempo de espera, com a acessibilidade e com a insuficiência de atividades educativas e comunitárias, sendo as duas últimas dimensões relacionadas aos princípios gerais desta estratégia. A grande satisfação com assistência clínica, confidencialidade e direito a informações, dimensões relacionadas à relação profissional-usuário são determinantes na qualidade da assistência. Esta avaliação enfocando cada momento do atendimento contribuiu na sua apreensão crítica pelos usuários.

Palavras-chave : Avaliação em saúde; Satisfação do usuário; Programa Saúde da Família.

PDF : artigo

Artigo publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva –Volume 18 – edição 2013

http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/index_interno.php

 

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