Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Projeto RespiraNet fornecerá acesso gratuito ao exame de espirometria em Pelotas

Após seu lançamento em setembro de 2013 o RespiraNet já facilitou o acesso ao exame de espirometria para mais de 1200 usuários no estado. A espirometria, exame que mede a capacidade pulmonar e auxilia no tratamento de doenças respiratórias crônicas, pode ser solicitada na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) gratuitamente e sem necessidade de encaminhamento.  No dia  21 de outubro  um técnico e  a enfermeira responsável do RespiraNet, Luana Schneider,  instalarão o espirômetro em Pelotas. Será somente uma visita técnica para já deixar o espirômetro em funcionamento para atender à população da cidade de Pelotas. No dia 04 de novembro  haverá o evento Oficial de Lançamento do RespiraNet e estarão presentes autoridades locais e os Médicos da Atenção Básica de Pelotas. O coordenador do RespiraNet,  Dr. Marcelo Gonçalves  fará a apresentação do Projeto juntamente com outros representantes do TelessaúdeRS/UFRGS.

Criado para apoiar o trabalho de Médicos que trabalham na APS/AB no Rio Grande do Sul (RS), o RespiraNet é o primeiro serviço de telediagnóstico para doenças respiratórias no Brasil. O exame de espirometria, que só podia ser realizado após encaminhamento para um especialista em Porto Alegre, com o RespiraNet pode ser solicitado diretamente por médicos que trabalham na APS/AB. Através do projeto cada macrorregião de saúde do RS recebeu um espirômetro para atender as cidades próximas, e assim diminuir o deslocamento dos usuários.

Para solicitar o exame os médicos que atuam na APS/AB do RS devem acessar o site do TelessaúdeRS/UFRGS – www.ufrgs.br/telessauders e preencher o formulário de solicitação. Após o preenchimento do formulário, a equipe do projeto RespiraNet telefona para o paciente e agenda a espirometria. Após a realização do exame, ele é interpretado por médicos do serviço de pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e retorna ao médico que solicitou via e-mail e via correio para o paciente.

A espirometria é um exame simples e indolor, dura cerca de 30 minutos sem ser invasivo. O RespiraNet além de ampliar o acesso ao exame, contribui para a qualificação do diagnóstico de doenças respiratórias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite, enfisema e fibrose.

O espirômetro é implantado inicialmente na cidade sede de cada macrorregião, e atende a população local por um período de 45 dias para adaptação, em seguida o atendimento é expandido para a população das cidades vizinhas. Atualmente o RespiraNet está ativo em 5 macrorregiões do RS: Missioneira, Metropolitana, Norte, Vales, Serra e no final do mês, passará a atender 30 cidades Macrorregião Centro-Oeste.

O lançamento do projeto em Pelotas será dia 21 de outubro no auditório da DST, nele haverá a apresentação do RespiraNet e suas funcionalidades que será ministrada pelos coordenadores do projeto, Marcelo Gonçalves e Luana Schneider. O evento será aberto para médicos, representantes da secretaria de Pelotas e representantes dos 20 municípios da Macrorregião Sul que serão atendidos na cidade. Após a expansão para a Macrorregião Sul o RespiraNet estará disponível para usuários em todo o RS e abrangerá mais de 11 milhões de pessoas.

Confira abaixo a lista das cidades que serão atendidas na Macrorregião Sul:

1. Aceguá

2. Amaral Ferrador

3. Arroio Do Padre

4. Bagé

5. Candiota

6. Canguçu

7. Herval

8. Hulha Negra

9. Jaguarão

10. Morro Redondo

11. Pedras Altas

12. Pelotas

13. Pinheiro Machado

14. Piratini

15. Rio Grande

16. Santa Vitória Do Palmar

17. Santana Da Boa Vista

18. São José Do Norte

19. São Lourenço Do Sul

20. Turuçu

 

Fonte Equipe de Comunicação do TelessaúdeRS/UFRGS  – www.ufrgs.br/telessauders

 

04/11/2014 – Será o evento Oficial de Lançamento do RespiraNet em Pelotas, estarão presentes autoridades locais e os Médicos da Atenção Básica de Pelotas, o Dr. Marcelo Gonçalves (Coordenador do RespiraNet) que fará a apresentação do Projeto e outros representantes do TelessaúdeRS/UFRGS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: