Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Nota de pesar pelo falecimento do Dr. Carlos Grossman

Nota de pesar pelo falecimento do Dr. Carlos Grossman

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pelo falecimento do Dr Carlos Grossman, nascido em Porto Alegre, médico que participou da criação de um dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e contribuiu para o desenvolvimento da MFC e para as bases da Estratégia Saúde da Família. Carlos Grossman faleceu na madrugada do dia 8 de junho de 2023, aos 95 anos.

 

“É uma notícia triste saber da morte do querido Carlos Grossman, médico notável, mestre e inspirador de muitas gerações da saúde comunitária. Grossman teve participação importante na configuração do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi amigo de Kurt Kloetzel e Amílcar Gigante, fundadores do Departamento de Medicina Social (DMS) e mestre da geração de jovens que se somou à tarefa em fins dos anos 70 do século XX”, diz em mensagem Luiz Augusto Facchini (coordenador da Rede APS).

 

Para saber mais sobre Carlos Grossman, consulte o artigo de Lopes e coautores publicado em 2014 na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (link https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/848/608) ou clique aqui para acessar [1]. O Museu de História da Medicina MUHM possui um vídeo no YouTube sobre a história do médico e sua atuação, para assistir  acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=b8ml7lE-VTo ou clique aqui.

 

Referência

 

[1] LOPES, J. M. C.; SILVEIRA, B. N.; OLIVEIRA, E. A.; SANTOS, F. S. Nem você acreditava que este lance daria tão certo, Carlos Grosmman! Rev Bras Med Fam Comunidade, v. 9, n. 30, p. 83-4, 2014. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/848/608. Acesso em: 9 jun. 2023.

 

Visite o site da Rede APS – https://redeaps.org.br

e siga-nos no Instagram @rede_aps, Facebook @redeaps e Twitter- @apsrede  

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: