Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Um dia triste: morte de David Sanders

Com imensa tristeza comunicamos a morte de David Sanders (1945-2019), um guerreiro na defesa  do direito universal à saúde, inspirador do Movimento pela Saúde do Povos (People Health Movement https://phmovement.org/ ): perda inestimável para o movimento social global na luta da Saúde para Todos.

David  nos últimos seis anos foi co-coordenador do PHM em nível internacional e organizador de diversas iniciativas da International People’s Health University (IPHU). Foi professor e diretor fundador da Escola de Saúde Pública da Universidade do Cabo Ocidental (UWC), África do Sul,  com enorme experiência em políticas de saúde e desenvolvimento no Zimbábue e na África do Sul, nas áreas de atenção primária à saúde, saúde e nutrição infantil e recursos humanos em saúde, como parte do desenvolvimento de sistemas universais de saúde. Publicou inúmeros artigos, capítulos de livros e três livros.

No espírito da atenção primária à saúde integral da Declaração de Alma Ata, em seu último artigo publicado no Lancet neste mês reitera a importância da APS e  alerta sobre como agências internacionais dão um passo à frente  e dois passos atrás ao subsumir a atenção primária à saúde aos objetivos da cobertura universal e restringir o direito à saúde à cobertura por um seguro diferenciado conforme capacidade de pagamento https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(19)31831-8/fulltext

David sempre nos inspirará por sua coragem e perseverança para a luta pela defesa do direito universal à saúde de todas e todos em todo mundo.

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: