Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

PSE e Juventude Viva se unem em prol de uma educação igualitária

Maceió foi palco, entre 03 e 04 de dezembro, para o primeiro evento sobre ações de igualdade racial na educação brasileira, o I Seminário Programa Saúde na Escola (PSE) e Plano Juventude Viva – Construindo uma educação para a igualdade racial. O Seminário, parte das ações de integração do PSE ao Plano, teve como objetivo formar profissionais da Atenção Básica e da Educação Básica nas questões étnico-raciais, concluindo um ano de atividades da parceria em território alagoano.Os municípios prioritários do Plano – Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Rio Largo e São Miguel – discutiram a atuação de professores e profissionais da saúde na educação para uma sociedade solidária, em que o respeito aos direitos humanos e à diversidade se torne concreto na vida de cada cidadão, para uma vida sem violência.

No encontro “Diálogo sobre Saúde, Juventude e Combate à violência”, dia 11/12, entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Juventude, o Ministro Alexandre Padilha reiterou a importância do Plano e a parceria com o Programa Saúde na Escola no debate à violência nas escolas. “O Saúde na Escola já vem apoiando o Plano Juventude Viva e, agora, nós vamos potencializar o programa para continuar trabalhando em sinergia com esse importante o Plano. Temos buscado tornar o tema da luta contra a violência como grande prioridade do SUS”, enfatizou o ministro.

Plano Juventude Viva e PSE

O Plano Juventude Viva é uma ação da Presidência da República e alinhada com outros Ministérios e Secretarias, com objetivo de enfrentar a violência contra jovens negros.Quase 70% dos homicídios cometidos em 2010 são contra pessoas negras, segundo dados do DATASUS. Destes, mais da metade são jovens – entre 15 e 29 anos – e homens. Para Severine Macedo, secretária nacional de Juventude, o levantamento revela que o alvo da violência e dos homicídios está nas periferias brasileiras e não concluiu o ensino médio. Para ela, “a violência no nosso País tem distinção social, nome, cor, gênero e local”.

O Programa Saúde na Escola se une ao Plano Juventude Viva no intuito de promover a cultura de paz e não violência nas escolas e estabelecimentos de saúde da Rede de Atenção Básica, bem como os direitos humanos de jovens negros que sofrem com a discriminação racial a que estão submetidos diariamente.

Fonte site DAB/MS – http://dab.saude.gov.br

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: