Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Pandemia de covid-19: o SUS mais necessário do que nunca

Artigo publicado na Revista USP  com título Pandemia de covid-19: o SUS mais necessário do que nunca, parte dessa percepção, apontando o papel central do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à epidemia. Pela primeira vez em décadas o SUS passou a ser valorizado pela opinião pública, imprensa e vários setores da sociedade. Para seus autores: “independentemente das mudanças de posições de diversos atores, um dos poucos consensos nacionais é que sem o enorme esforço dos trabalhadores do SUS a impensável e triste marca de mais de 250 mil óbitos notificados após um ano do primeiro caso diagnosticado com Sars-Cov-2 no Brasil seria ainda maior”. Além dessa constatação, o artigo discorre sobre a potencialidade e os limites do SUS, destacando-se a questão do financiamento em queda nos últimos anos e a conjuntura política que desequilibra e tensiona a relação entre os entes federados, impossibilitando ações conjuntas necessárias e imprescindíveis.

 

A discussão sobre as diversas formas de organizar sistemas e serviços de saúde não se restringe mais aos especialistas e passou a ocupar um espaço significativo tanto na mídia comercial e nas redes sociais quanto nas conversas do cotidiano na vigência da pandemia de covid-19. No caso brasileiro, o SUS foi objeto de constantes ataques nos últimos anos. Observa-se uma sucessão de políticas de desmantelamento associadas a um quadro de brutal desfinanciamento. Após o início da pandemia esse quadro começou a apresentar mudanças e o SUS passou a ser valorizado positivamente, registrando-se depoimentos em sua defesa, vindos de bocas e lavras nas quais jamais estiveram presentes. Nesse sentido, este artigo aponta as principais fragilidades e fortalezas do SUS tanto no enfrentamento da pandemia de covid-19, quanto na sua caminhada na direção de um sistema universal de saúde mais efetivo. Palavras-chave: sistemas universais de saúde; SUS; covid-19; financiamento.

Autores: Aylene Bousquat Marco Akerman Áquilas Mendes Marília Louvison Paulo Frazão Paulo Capel Narvai

Leia artigo completo – Bousquat-et-al-Pandemia de covid-19 o SUS mais necessário do que nunca-revistausp-128-jan-mar-2021

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: