Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

III Congresso Paranaense de Medicina de Família e Comunidade

Saúde e fim da vida são dois conceitos amplos, cujas definições não possuem consenso no meio científico. Poderia, portanto, parecer contraproducente debatê-los num congresso, ainda mais juntos. Nós, entretanto, como médicos de família e comunidade e demais profissionais de saúde que atuam na atenção primária, sabemos o quanto lidar com questões relativas à saúde no fim da vida é uma realidade cuja demanda cresce.

A chamada transição epidemiológica, ainda em curso, traz diversos problemas associados ao envelhecimento da população, em especial a emergência das doenças crônicas não transmissíveis. Para ser capaz de oferecer a melhor qualidade de atendimento nesse contexto, espera-se que o profissional de saúde compreenda que uma nova assistência, agora muito mais voltada para o cuidado longitudinal e para a facilitação do empoderamento às pessoas, faz-se necessária.

Acrescenta-se que o período entendido como fim da vida não se restringe a idosos, mas também se aplica a pessoas com doenças consideradas graves e incuráveis, do ponto de vista científico, inclusive crianças acometidas por algumas neoplasias.

Pensar sobre esses problemas individualmente é um grande desafio; entendê-los e trabalhá-los no contexto familiar e social, com todas as suas potenciais implicações, é de uma complexidade ainda maior, enfatizando o importante papel do médico de família e comunidade como coordenador do cuidado, prestador de uma atenção longitudinal e conhecedor do paciente em sua integralidade. Estes são os principais objetivos deste congresso. Para alcançá-los, contamos com sua presença, profissional que espera atualizar-se sobre o tema e enriquecer este evento compartilhando de suas experiências. Será uma honra tê-lo conosco!

Bruno Guimarães Tannus – Presidente do Congresso

Local:Puc-PR

http://www.congressomfc.com.br/

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: